Imagine um futuro em que nossas casas, empresas e cidades são alimentadas pelo sol. Esse futuro já está ao nosso alcance, e a Energia Solar é a chave para torná-lo realidade. Se você está intrigado com a ideia de aproveitar o poder do sol para economizar dinheiro, proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável, este blog é para você.

Tipos de Energia Solar

  • Energia Solar Fotovoltaica: Utiliza placas fotovoltaicas para converter a energia do sol em eletricidade.
  • Energia Solar Térmica: Aproveita o calor da radiação solar para aquecer água ou óleo, criando uma fonte de calor.
  • Energia Solar Heliotérmica: Concentra raios solares para produzir energia, também chamada de energia termossolar.

Benefícios da Energia Solar com a ENETEC

  • Economia de Custos a Longo Prazo: Nossos projetos são projetados para oferecer economias significativas nas contas de energia a longo prazo. Descubra como você pode reduzir seus custos mensais enquanto contribui para um futuro mais verde.
  • Valorização do Imóvel: Invista não apenas na sua energia, mas também no valor da sua propriedade. A instalação de nossos sistemas fotovoltaicos pode aumentar significativamente o valor do seu imóvel.
  • Sustentabilidade Ambiental: Ao optar pela energia solar, você não apenas economiza dinheiro, mas também contribui para um ambiente mais limpo e sustentável, reduzindo as emissões de carbono.
  • Autossuficiência Energética: Ganhe independência da rede elétrica convencional. Nossos projetos oferecem a capacidade de gerar sua própria energia, proporcionando autossuficiência e segurança energética.
  • Suporte Técnico Especializado: Conte com a expertise da ENETEC em engenharia elétrica. Oferecemos suporte técnico especializado para garantir que seu sistema opere de maneira eficiente e confiável.

Está tendo altos gastos com energia elétrica em sua residência? Veja aqui 6 Dicas para Economizar Energia na sua Casa.

Como Funciona a Energia Solar

Energia Solar Fotovoltaica

Os módulos fotovoltaicos são compostos por células fotovoltaicas, fabricadas a partir de materiais semicondutores, que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Esse efeito ocorre quando as células fotovoltaicas são atingidas pelos fótons da luz solar. Isso provoca a liberação de elétrons dos átomos, que, por sua vez, fluem para uma região de silício na célula que possui uma carência de elétrons. Esse movimento de elétrons gera uma corrente elétrica, conhecida como energia solar fotovoltaica

A corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares não é útil para a maioria das aplicações domésticas, pois nossas casas e aparelhos operam com corrente alternada (CA). Para resolver isso, um inversor é usado para converter a CC em CA.

A eletricidade gerada pelos painéis solares é usada para alimentar suas necessidades energéticas, como iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais. Qualquer excesso de eletricidade pode ser armazenado em baterias ou vendido de volta à rede elétrica, recebendo créditos de energia.

Figura 1 – Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica, em contraste com a energia solar fotovoltaica e a heliotérmica, que geram eletricidade a partir da luz solar, aproveita o calor do sol para a geração de calor ou água quente. Aqui está como funciona a energia solar térmica:

Para capturar a energia térmica do sol, são utilizados coletores solares. Esses coletores são normalmente painéis planos ou coletores de tubos evacuados. Os coletores são geralmente instalados no telhado de edifícios ou em estruturas especiais, onde são expostos à luz solar direta.

Dentro dos coletores solares, há um fluido de transferência de calor (normalmente água ou um fluido anticongelante). À medida que a luz solar incide sobre os coletores, o fluido absorve o calor, aumentando sua temperatura.

O fluido aquecido é então circulado por meio de um sistema de tubulação para transferir o calor para onde ele será utilizado. Em sistemas ativos, uma bomba é frequentemente usada para circular o fluido de maneira eficaz.

Para uso posterior, o calor coletado pode ser armazenado em um tanque de armazenamento térmico. Esse tanque mantém a água quente para uso em sistemas de aquecimento de água, aquecimento ambiente ou processos industriais.

A energia térmica coletada pode ser usada de várias maneiras. É comum em sistemas de aquecimento de água para banho, aquecimento de piscinas, aquecimento de ambientes, secagem de culturas agrícolas e até mesmo na geração de eletricidade em algumas usinas de energia solar concentrada.

Sistemas de energia solar térmica são frequentemente equipados com controles e sensores para garantir a eficiência e segurança da operação. Isso pode incluir termostatos, válvulas e controladores para otimizar o uso de energia solar.

A energia solar térmica é uma opção eficaz e sustentável para atender às necessidades de aquecimento e fornecimento de água quente em residências, edifícios comerciais e instalações industriais. É uma fonte de energia renovável que reduz a dependência de combustíveis fósseis e ajuda a reduzir os custos de energia, além de ser ambientalmente amigável, contribuindo para a redução das emissões de carbono.

Figura 2 – Sistema de Energia Solar Térmica

Em nosso blog, possui outra publicação explorando os benefícios da geração de energia solar térmica, acesse e Descubra o aquecimento solar para água!

Energia Solar Heliotérmica

A energia solar heliotérmica utiliza tecnologias como espelhos parabólicos ou torres solares para concentrar a luz do sol em um ponto focal. Nesse ponto, a intensidade da luz solar gera calor extremo, transferido para um fluido térmico, como óleo ou sais fundidos.

Em alguns casos, esse calor é armazenado em tanques de armazenamento térmico para uso durante a noite ou em condições nubladas. Esse calor é então utilizado para aquecer água, produzir vapor de alta pressão e acionar turbinas que, por sua vez, movem geradores elétricos para a produção de eletricidade. A energia gerada pode ser transmitida para a rede elétrica ou usada localmente.

A energia solar heliotérmica é uma forma avançada de energia solar que utiliza calor concentrado para gerar eletricidade. É especialmente eficaz em áreas com alta irradiação solar e oferece a capacidade de armazenar energia para uso contínuo.

Figura 3 -Sistema de Energia Solar Heliotérmica

A energia solar é uma fonte limpa, renovável e sustentável de energia que reduz as contas de eletricidade, agrega valor ao imóvel, diminui a pegada de carbono e ajuda a preservar o meio ambiente. Além disso, a manutenção é mínima e os painéis solares têm uma longa vida útil. Portanto, ao investir em energia solar, você não apenas investe e economiza dinheiro, mas também contribui para um futuro mais verde e sustentável.

Nós podemos te ajudar! A ENETEC oferece serviços de consultoria em projetos e análises de energia solar. Possuímos mais de 16 anos de excelência e contamos com mais de 25 projetos entregues nos segmentos de Aquecimento Solar e de Sistemas Fotovoltaicos.

Escolhendo a ENETEC, você conta com análises precisas e projetos personalizados, focados em otimizar a eficiência e a sustentabilidade do seu sistema solar.

Entendemos a importância de um planejamento sólido para maximizar os benefícios da energia solar. Confie na ENETEC para orientar você em cada passo, desde a análise inicial até a implementação do projeto. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar a eficiência energética do seu empreendimento, tornando a transição para a energia solar simples e eficaz.