Com a expansão da utilização da energia solar fotovoltaica, sonhar com a redução do custo do consumo de energia tornou-se algo próximo da realidade. Tanto que esse cenário pode ser observado nas mais diversas esferas socioeconômicas.

Da construção de usinas fotovoltaicas, passando pela alimentação de edifícios inteiros, até as microgerações residenciais. O mercado das energias renováveis se mostra a todo vapor.

Apesar disso, esse é um mercado em que se faz necessário um alto investimento. Isso acaba por dificultar negociações com empresas e pessoas que querem usufruir dessa tecnologia.

Para contornar esse problema e diminuir os custos da instalação de um sistema fotovoltaico, algumas estratégias se mostram promissoras. Dentre elas, a execução de um plano de eficiência energética anterior à instalação das placas.

Para entender melhor como essa estratégia pode ser utilizada, precisamos saber como um projeto fotovoltaico é feito.

Projeto Fotovoltaico

Nos projetos fotovoltaicos feitos pela ENETEC, a primeira ação tomada consiste em uma coleta de dados do local. Levantamos pontos como:

  • Índice de incidência solar do local;
  • Disposição da área a ser coberta pelas placas;
  • Estado das instalações elétricas;
  • Consumo de energia do local.

A partir desses dados, podemos dimensionar o sistema fotovoltaico, desde as especificações das placas até inversor a ser utilizado.

Eficiência Energética

O serviço de eficiência energética se mostra uma alternativa interessante para quem quer entender sua rotina de consumo energético. Ao fazer o mapeamento do gasto de energia de um local, pode-se propor soluções direcionadas para diminuir despesas desnecessárias

Além dessas vantagens mais diretas, um plano de eficiência energética também permite a diminuição de custos para quem deseja instalar um sistema fotovoltaico.

Isso porque, através desse serviço, muitas vezes a demanda de energia do local pode ser reduzida significativamente. 

Como explicado anteriormente, o consumo de energia do local está diretamente relacionado à escolha dos componentes da geração solar a ser instalada. Isso quer dizer que, quanto menor o consumo, menos placas serão necessárias e menor o inversor a ser utilizado.

Portanto, com a possível redução no consumo de energia, resultante de um plano de eficiência energética bem feito, podemos reduzir também os custos da instalação solar.

É importante ressaltar que os resultados provenientes do serviço de eficiência energética variam de acordo com as características de cada cliente e local em que é realizado. Apesar disso, essa ainda é uma das estratégias mais econômicas para se obter uma redução dos gastos com energia elétrica.

Conclusão

A ENETEC se insere neste contexto, realizando projetos diferenciados, entregues por um time de alta performance, sempre visando a qualidade e a satisfação de nossos clientes! Ficou com dúvidas? Fale com a gente, ficaremos contentes em ajudar a transformar a sua realidade!

Precisa de um Projeto Elétrico de Baixa Tensão? Nós podemos te ajudar