Veja como um laudo da ENETEC pode te ajudar a prevenir sérios problemas.

Contextualização

Ville de Montagne foi um projeto de As Built realizado pela ENETEC de 26/06 a 17/08. O objetivo principal deste projeto era encontrar irregularidades no local, incluindo a localização de uma fuga de corrente, além de realizar um As built do local.

Figura 1 – Quadro Geral

Situação – problema

O cliente buscou a ENETEC alegando que sua conta de energia não estava condizente com o real consumo e que teve um problema com um eletricista, pois ele trocou o disjuntor por um de maior valor sem se atentar as normas. Desse modo, e por demais motivos, a planta elétrica da casa não estava conforme a instalação real da residência.

Metodologia

A fim de resolver as necessidades do cliente, a primeira etapa foi realizar uma visita técnica investigando a fuga de corrente e coletando todas as informações dos quadros, pontos de iluminação e tomadas para realizar o As-built. Além disso, foram instalados 3 analisadores de energia em 3 quadros, para coletar as informações da rede elétrica do local.

O próximo passo foi escanear a planta impressa e redesenhar manualmente no AutoCAD para se adequar ao As-built. Enquanto isso, os analisadores foram coletados e tiveram seus dados tratados para fazer um Laudo procurando anormalidades nos dados, através do Power BI.

Por fim, a planta e o diagrama foram finalizados juntamente de um Laudo contendo detalhes das diversas irregularidades do local.

Figura 2 – Planta Elétrica

Resultado

Após esse processo, a execução do As-built possibilitou o cliente ter conhecimento da própria instalação, que não tinha antes, pois o projeto elétrico estava defasado. 

O Laudo nos permitiu encontrar problemas bastante sérios, como o mau dimensionamento de um dos disjuntores – que apresentava corrente nominal maior que a do padrão de entrada – sendo muito perigoso, já que os cabos não estavam dimensionados para suportar a corrente do disjuntor, podendo levar a sobrecargas e incêndios. Além de outros problemas, como a fuga de corrente em uma das caixas de passagem de um circuito de ar condicionado, que estava gerando prejuízo ao cliente.

Dessa forma, a ENETEC entregou de forma personalizada todas as informações que o cliente precisa para consertar os problemas em sua residência e garantira segurança da sua rede elétrica.

No fim, o projeto recebeu um NPS 10 em um CSAT: muito satisfeito, indicando que o cliente ficou muito feliz com o projeto.

Se sua residência ou estabelecimento está apresentando problemas elétricos que você nem sabe por onde começar a resolver, chame a ENETEC, nós podemos ajudar você.

Equipe do Projeto

Alessandro Bittar Fraianeli

Gerente de Projetos

Yan Rodrigues da Silva

Gerente de Projetos

Lara Geovanna

Consultora

Hian Cirillo – Consultor

Larissa Siqueira Praes – Consultora