Com o período de chuvas, a queima de aparelhos elétricos em estabelecimentos comerciais e residências se torna um problema recorrente. Entenda aqui como isso acontece e o que você pode fazer para evitar prejuízos!

Por que o período de chuvas representa um risco elétrico para o seu estabelecimento ou residência ? 

A estação de chuvas é  também o período de maior frequência de tempestades de raios. O Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo. Uma única descarga atmosférica chega à intensidade de 30.000 Ampéres e pode percorrer 5 quilômetros de distância. Esse fenômeno é capaz de gerar picos de energia na rede elétrica das vizinhanças do local de queda, podendo levar à queima de aparelhos elétricos. Assim, é importante cuidar da proteção desses aparelhos e dos próprios imóveis onde eles estão.

A queda de raios pode provocar incêndios, choques elétricos e danos estruturais nas edificações. As consequências mais comuns, no entanto, são os danos severos a aparelhos elétricos e sistemas de comunicação. Os prejuízos são tanto os de reparo ou substituição do equipamento avariado quanto os causados pela falta do equipamento na cadeia produtiva, a exemplo de refrigeradores ou computadores. Prevenir esses riscos e evitar esses danos materiais é possível e necessário, poupando-se de contratempos e aumentando a segurança das pessoas nas residências e estabelecimentos. 

Qual a importância da proteção e prevenção contra riscos elétricos?

  • Preservar aparelhos: O dano a aparelhos e  estruturas pode afetar diretamente as atividades comerciais de um negócio. Por isso, é importante que a instalação elétrica do local esteja conectada a um sistema de aterramento;
  • Evitar acidentes: A passagem súbita de uma grande quantidade de energia em uma rede também pode causar curto-circuitos, o que gera um alto risco de choques elétricos e até mesmo incêndios.
  • Garantir um ambiente seguro: Um local livre de perigos gerados por raios se torna o ambiente ideal para habitar ou para tocar um negócio sem que haja transtornos.

Como saber se seu estabelecimento ou residência está sob risco elétrico? 

As estruturas que comumente apresentam maior déficit de segurança elétrica são aquelas muito antigas, que não tiveram a devida manutenção, as que não tiveram o devido projeto de dimensionamento ou as que utilizam instalações improvisadas e indevidas. 

Para maior segurança das edificações, é necessário manter sempre as instalações elétricas atualizadas de acordo com as normas da ABNT em vigor, e também garantir a existência de um sistema de proteção contra as descargas atmosféricas, conhecidos popularmente como para-raios.  Uma avaliação técnica feita por profissionais da área pode lhe dar um diagnóstico preciso do que é necessário para enfrentar os riscos elétricos.

Gostaria de prevenir os possíveis danos que os raios podem causar na sua vida? A ENETEC está há 16 anos no mercado entregando serviços de qualidade para seus clientes. Entre em contato já e agende uma visita técnica para juntos protegermos seu futuro!

Deseja entender mais sobre segurança elétrica? Leia este outro artigo (importância do aterramento)