Contextualização

Fontes renováveis de energia estão cada vez mais presentes na matriz energética brasileira. Dentre estas, a geração solar tem ganhado proporções de crescimento exponencial, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Esta tecnologia tem se popularizado no país devido à redução de seus custos e aos incentivos governamentais para sua instalação. Dessa forma, consumidores comerciais, industriais e residenciais têm aderido à geração solar fotovoltaica para reduzirem seus gastos com o consumo de energia elétrica.

Nesse perfil, estão os moradores do edifício residencial SQS 402 Bloco L, na Asa Sul, em Brasília. Com muito prazer, a ENETEC pôde ajudá-los a concretizar seu desejo de se tornarem cada vez mais sustentáveis.

Situação Problema

O síndico do edifício buscava soluções para reduzir as despesas do condomínio com o consumo de energia elétrica, equivalente a 940 kWh por mês. Isso significava uma conta de cerca de R$ 730,00 mensais.

Metodologia Utilizada

Diante da situação, propusemos a instalação de um sistema fotovoltaico que atendesse às necessidades de geração de todas as áreas comuns do prédio.

Para a execução do projeto, seguimos as seguintes etapas:

  • Coletamos os dados acerca da localização e do consumo elétrico do edifício;
  • Determinamos a quantidade, o posicionamento e o tipo ideais dos painéis fotovoltaicos a serem instalados;
  • Escolhemos um inversor adequado, responsável por controlar e tornar seguro todo o sistema, para a conexão destes módulos com a rede de energia;
  • Determinamos a melhor disposição dos módulos na cobertura, possibilitando o maior aproveitamento possível da irradiação solar;
  • Determinamos os tipos e espessuras dos cabos a serem utilizados na instalação, seguindo normas e métodos específicos. Uma vez que estes cabos ficam constantemente expostos, sua isolação deve ser adequada para essas condições, garantindo uma maior vida útil ao equipamento;
  • Projetamos o sistema de proteção das instalações, responsável por garantir a segurança tanto dos moradores quanto dos equipamentos instalados.

Resultados

Como resultado do projeto, elaboramos um documento que contém todas as considerações e dados utilizados para o dimensionamento. Entregamos, também, a planta baixa da cobertura com os módulos fotovoltaicos já acrescidos, além de diagramas e informações exigidas pela concessionária de energia.

Planta da Cobertura do Prédio com os Módulos Fotovoltaicos

Ficamos muito satisfeitos em ver nossos membros entregando projetos de qualidade. A ENETEC agradece a oportunidade de poder participar da construção de um futuro mais empreendedor para nossos membros e mais sustentável para nossos clientes!

Equipe do Projeto

  • Bárbara de Luca Franciscis Gouveia – Engenheira Responsável
  • Thaís Rabelo Nogueira – Gerente do Projeto
  • Fausto Emrich Brenner – Consultor

Precisa de um projeto similar a esse? Fale com a gente!

Agende um diagnóstico gratuito e descubra como reduzir sua conta de luz