Conheça a primeira implementação do UV-Tech, solução capaz de desinfectar o ar dos ambientes contra o novo coronavírus.

Contextualização

A pandemia do novo coronavírus ocasionou uma mudança drástica na rotina das pessoas. O isolamento social tornou-se a recomendação para a redução da transmissão do vírus, além do uso de máscaras e de higienização mais intensa. 

Foi nesse contexto que os membros da ENETEC e da TECMEC, empresa júnior de Engenharia Mecânica da UnB, entraram em contato com a tecnologia da radiação ultravioleta para desinfecção de ambientes e objetos

O primeiro estímulo veio de um desafio proposto pela Brasil Júnior, a Confederação de Empresas Juniores do Brasil. Na época, as equipes desenvolveram um projeto de desinfecção de máquinas de cartão por meio de radiação ultravioleta desinfectantes (UV-C).

Situação-problema

A ideia acabou em standby até o momento que o consultório odontológico Dentaire Odontologia Estética, em Brasília, apresentou a necessidade de adquirir uma solução com lâmpadas UV-C capaz de desativar o material genético de vírus e bactérias e descontaminar o ar dos ambientes.

A empresa, que já conhecia soluções similares, fez uma pesquisa de preços e identificou que todas as soluções de desinfecção do ar por lâmpadas UV-C eram caras e pouco acessíveis.

Instigados pela necessidade e sabendo da eficácia dos raios UV-C, as EJs aceitaram a proposta e transformaram a ideia desenvolvida anteriormente para atender as necessidades da Dentaire.

Precisa garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes para retomar as atividades da sua empresa? Nós podemos te ajudar

Metodologia 

Nomeado de UV-Tech, o equipamento desenvolvido pelas empresas juniores envolveu o desenvolvimento de cálculos, estudos e a projeção e montagem da estrutura do equipamento.

1. Cálculos

Nessa primeira etapa, o foco foi a definição do tempo de ação necessário para desinfecção do ambiente. Para isso, foram considerados a potência das lâmpadas, assim como sua irradiância e as dimensões do ambiente.

Para garantir a desinfecção, é preciso que o tempo de ação das lâmpadas seja condizente com as dimensões do espaço. De modo geral, quanto maior a sala, maior o tempo em que as lâmpadas precisam estar ligadas.

2. Estudos

Ao mesmo tempo, a equipe de desenvolvimento da solução se aprofundou sobre os efeitos da radiação ultravioleta para a saúde humana, bem como as particularidades do ambiente. 

Apesar do UV-C não ser nocivo tanto quanto raios-x, por exemplo, a recomendação é que as pessoas não permaneçam no ambiente enquanto o equipamento estiver em ação.

3. Estrutura

Por fim, as etapas de elaboração e montagem da estrutura foi dividida entre a parte elétrica, de responsabilidade da ENETEC, e a parte mecânica, realizada pela TECMEC. A parte elétrica envolveu:

  • Compra das lâmpadas, reatores e soquetes adequados, considerando marca, qualidade e preço.
  • Implementação de dispositivos eletrônicos para ativação da máquina de maneira remota.
  • Desenho do circuito elétrico e sua disposição dentro da máquina.

Já a TECMEC ficou responsável por:

  • Modelagem do produto, buscando uma estrutura que protegesse a lâmpada e tornasse o sistema estável.
  • Definição do material adequado para confecção do projeto e encomenda das peças.
  • Encaixe da parte elétrica internamente para a construção da máquina.

Resultados

Realizados os estudos e a montagem, o equipamento estava completo. O produto foi entregue junto a um Memorial Descritivo com explicações sobre o funcionamento, pesquisas e recomendações de uso. 

Vale ressaltar que o UV-Tech é uma tecnologia eficaz para a desinfecção, porém, deve ser acompanhada de limpeza com produtos químicos para garantir maior segurança contra a transmissão do coronavírus

Ficamos felizes em entregar uma solução que fez sentido para o nosso cliente e que foi capaz auxiliar no combate aos efeitos da pandemia.

Por fim, a cooperação entre as empresas foi essencial para que uma solução eficaz e de baixo custo fosse consolidada. 

Gostou do UV-Tech e acha que ele é o equipamento certo para você? Entre em contato conosco! Estamos aqui para sanar suas dúvidas e elaborar uma solução personalizada para a sua empresa.

Precisa garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes para retomar as atividades da sua empresa? Nós podemos te ajudar