Entenda como a ENETEC conseguiu que um cliente economizasse mais de R$8.000,00 em sua conta de energia.

Situação Inicial – Diagnóstico

Bruno tinha um consumo médio que beirava os 450 kWh e estava acostumado a pagar contas nesse porte até que foi surpreendido com uma conta de R$5.000,00 (cerca de 12 vezes maior). Suspeitando do medidor da concessionária, o cliente prontamente solicitou a eles que fosse verificada a calibração do medidor.

O funcionário da concessionária relatou que não havia nada de irregular ou problemático com o medidor e que não seria possível realizar a troca. Com isso, Bruno acumulou mais de 10 mil reais em contas não pagas e procurou nossa empresa para realizar um laudo técnico indicando o problema para o aumento repentino da conta de energia.

Projeto

Com isso, a ENETEC foi contratada para realizar um laudo técnico que atestasse o consumo real do cliente e verificasse quaisquer possibilidades de causas para esse aumento repentino. 

O projeto pode ser dividido em três etapas necessárias para sanar todas as dúvidas e conseguir ser utilizado para dar entrada em medida administrativa e judicial contra a concessionária.

1. Laudo de fuga de energia

Fizemos uma visita técnica em que realizamos todas as medidas necessárias para aferir a possibilidade da existência de fugas de corrente nas instalações do cliente. Nesta visita atestamos que não havia nenhum indicativo de fuga de corrente nas instalações.

Para tirar todas as dúvidas de fuga de corrente verificamos, também, o funcionamento correto de todos os equipamentos da residência. No caso deste cliente, estava tudo sob correto funcionamento, indicando a ausência de fuga de corrente também nos equipamentos.

Assim, pudemos constatar que não há indícios de fuga de corrente por parte do cliente, retirando essa hipótese para o aumento abrupto de consumoSubsistema de descida: Responsável por conduzir a corrente produzida nos captadores pela descarga atmosférica para o aterramento da instalação;

2. Laudo de consumo

Para traçar o perfil de consumo do cliente, instalamos um medidor de energia no quadro geral, que aferiu por duas semanas o consumo de energia da residência. Com o uso desse equipamento conseguimos identificar possíveis problemas no fornecimento de energia, além de inconsistências no consumo dessa.

Com essas medidas, identificamos que o consumo do cliente era compatível com aquele que ele tinha como normal antes do aumento repentino, cerca de 200 kWh por mês.

Buscando traçar um perfil de consumo médio do cliente, também levantamos todos os equipamentos utilizados, assim como seus respectivos horários de utilização. Esse levantamento nos deu uma estimativa de consumo de quase 400 kWh, se mantendo na ordem de grandeza que esperávamos.

Assim, foi possível traçar, de duas formas diferentes, o consumo médio do cliente, mostrando a incompatibilidade com aquilo que havia sido cobrado nas últimas três contas.

3. Conclusão

Nesta etapa, juntamos todos os dados coletados para identificar o que pode ter ocasionado o aumento. No caso desse cliente, como atestamos a ausência de fuga de corrente e o perfil de consumo incompatível com a cobrança, chegamos à conclusão de que a falha partia da concessionária.

Atestamos, portanto, por meio do laudo, que o consumo medido nessas três contas é incompatível com o consumo, observando também, que o fornecimento de tensão estava fora dos padrões exigidos pela ANEEL pelos dados do medidor

Resultados

  1. Enviamos o laudo com urgência para que o cliente pudesse normalizar a situação o mais rapidamente possível, evitando cortes de energia e cobranças indevidas.
  1. Com o envio do laudo, o cliente teve seu medidor prontamente substituído por um digital novo e renegociou essas três contas incompatíveis, pagando, para essas três contas, a média que ele já pagava. 
  1. A situação foi resolvida de forma administrativa, poupando gastos judiciais e garantiu para o cliente uma economia de mais de 8 mil reais!

Equipe do projeto

Leonardo Silveira Levay

Engenheiro Responsável

Pedro Borges

Gerente do Projeto

Vítor Veras

Gerente de Qualidade

Benjamin Soudhan

Consultor

Marcos Guterres

Consultor

Agradecemos a preferência do cliente e o trabalho sério e profissional dos membros participantes desse projeto!

Você está tendo ou conhece alguém que está sofrendo com problemas de cobranças indevidas e fora do normal na conta de luz? Converse com um de nossos gerentes e vamos averiguar a situação!