A Eficiência Energética é a principal ferramenta para economizar energia atualmente. Nos últimos meses deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um aumento altíssimo nas tarifas de energia. Estamos pagando atualmente o maior valor em energia dos últimos anos.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a energia elétrica entre os anos 2015 e 2021 teve um aumento de 16,3%.  Uma das principais causas desse aumento é a crise hídrica, segundo dados da Aneel a conta de luz deve subir em aproximadamente 21% nesse ano. Você é proprietário de uma empresa e vem sofrendo com os elevados aumentos na conta de luz? Venha conferir algumas dicas simples que vão mudar sua realidade e reduzir bastante os seus gastos com a conta de luz

1. Tarifa Branca

Talvez seja a hora de investir na Tarifa Branca. Mas o que é Tarifa Branca? Vale ressaltar que a tarifa branca é um modelo tarifário que cobra energia de acordo com o horário que você a utiliza.

Dessa forma, é importante ressaltar que o valor da tarifa varia de acordo com o horário de consumo. Nos dias úteis, há três valores diferentes de tarifas, segue abaixo:

• Ponta: tarifa mais elevada (das 18:00:00 às 20:59:59)

• Intermediário: tarifa de valor intermediário (das 17:00:00 às 17:59:59 e das 21:00:00 às 21:59:59)

• Fora Ponta: tarifa de valor menor (das 22:00:00 às 16:59:59)

Lembrando que é preciso verificar se é possível deslocar o consumo energético da sua empresa para o  horário fora ponta.

Mas como checar se a tarifa branca é a melhor alternativa para sua empresa? Uma das estratégias para isso é realizar uma análise dos hábitos do uso dos equipamentos energéticos ao longo do dia. Assim a tarifa branca pode ser adotada por residências e empresas que consomem mais energia de 22:00 horas até às 16:59 horas.

2. Opte por utilizar lâmpadas LED

Lâmpadas de LED podem economizar até 80% do valor gasto nos sistemas de iluminação

As lâmpadas da empresa são todas LED? Parece simples, mas trocar lâmpadas incandescentes por LED  economiza cerca de 80% do valor gasto nos sistemas de iluminação. Conheça algumas vantagens desse tipo de lâmpada:

• As lâmpadas LED possuem vida útil longa;

• Elas são resistentes a vibrações e impactos;

• Ligam instantaneamente, mesmo em temperaturas baixas;

• A economia de até 80% de energia elétrica em comparação com as demais;

• Estas lâmpadas apresentam maior durabilidade e não esquentam tanto quanto as incandescentes;

• São mais sustentáveis.

3. Mantenha seus aparelhos atualizados

Os equipamentos da sua loja devem estar atualizados para operar da melhor forma. Assim, os equipamentos antigos e inoperantes devem ser trocados. Essas máquinas consomem mais energia para funcionar.

Está com dúvidas sobre quais equipamentos devem ser atualizados? Então, é importante sempre verificar a vedação das câmaras frias em indústrias e supermercados.

Os aparelhos de ar condicionados também são equipamentos que consomem muita energia, caso este não esteja funcionando adequadamente pode causar prejuízo na hora de pagar a conta de luz, por isso, é necessário que eles estejam sempre atualizados.

Na sua empresa, priorize aparelhos com alta eficiência energética, observe o Selo Procel. Este selo serve  para mostrar qual é o equipamento mais econômico para você. Assim, quanto mais próximo do “A” mais  eficiente é seu equipamento e mais econômico ele é. Por outro lado, quanto mais próximo do “E” menos  eficiente é o aparelho e mais ele consumirá.

4. Invista em fontes energéticas alternativas

A Fotovoltaica é um dos melhores investimentos para reduzir sua conta de luz

Investir em fontes energéticas alternativas apresenta um benefício econômico e ambiental. A energia solar é renovável e limpa, além disso a instalação fotovoltaica reduz cerca de 95% a conta de energia elétrica

O investimento inicial é elevado, mas a manutenção possui um custo relativamente barato e é uma excelente alternativa para diminuir a conta. As placas solares são resistentes, apresentam vida útil de mais de 25 anos, além disso, ocupam pouco espaço do imóvel.

Por se tratar de uma energia limpa não emite poluentes para o meio ambiente, dessa forma contribui positivamente para a natureza.

5. Mude os hábitos da sua empresa

Para finalizar sua jornada pelas dicas e aprender economizar na sua conta de energia é necessário mudar o hábito dentro da empresa. Desligue as luzes ao sair, desligue o ar condicionado e verifique se a instalação elétrica da sua loja apresenta alguma irregularidade. Não esqueça de retirar da tomada os equipamentos que podem ser retirados sem que haja prejuízo para empresa.

Além disso, estabeleça uma organização empresarial. Ligue e utilize as máquinas apenas nos horários corretos, organize a forma com que o restoque em ambientes de refrigeração aconteça.

Planeje de forma eficiente como você pode organizar o uso de certos equipamentos que gastam muita energia. Motores e fornos possuem tempos de usos estimados, usar essas máquinas nos tempos corretos é essencial para o crescimento do seu negócio.

É sempre importante conhecer o quanto cada equipamento da sua indústria gasta de energia.

Nosso serviço de laudo energético auxilia diversas empresas a diminuir os gastos de conta de luz. A partir do laudo de eficiência energética podemos te ajudar a economizar energia por meio de um estudo tarifário. Se interessou? Faça um orçamento conosco!