Segundo o item 7.3.1. da Norma Técnica de Distribuição (NTD), as tensões mínimas e máximas de fornecimento para um estabelecimento de tensão nominal 380/220 são, respectivamente, 348/201 V e 396/231 V.

Essa margem existe porque nenhum fornecimento pode ser feito de maneira perfeita e sem ruídos por causa das próprias limitações do sistema de fornecimento, mas também existe para garantir o pleno funcionamento do estabelecimento que receberá esse fornecimento. 

Se um local recebe uma tensão diferente do esperado, diversos problemas podem ocorrer, desde mau funcionamento de equipamentos que foram projetados para operar em determinada tensão, como motores, e corrente no circuito maior do que a que ele foi projetado para aguentar, podendo assim ocorrer incêndios e afins.

Falando do circuito em si, também é de suma importância que o sistema elétrico do local esteja atualizado e devidamente identificado, para facilitar a manutenção e evitar a ocorrência de acidentes mais graves, como queima de aparelhos e incêndios, garantindo assim a segurança dos frequentadores do local.

Pensando nisso, a ENETEC elaborou um projeto para a Gamela Biscoitos Caseiros para fazer com que ela possa continuar funcionando com segurança e eficiência durante muito mais tempo

Situação Problema:

A Gamela Biscoitos Caseiros é uma loja de doces, salgados e afins localizada em Brasília. Ela conta com fornos industriais para produção em massa desses produtos e com refrigeradores para manter os produtos gelados a uma temperatura baixa. Tendo em vista isso, uma vez que esses equipamentos demandam uma potência muito grande e possuem em sua composição motores elétricos, que necessitam de uma tensão específica para operarem plenamente.

Dito isso, o responsável por essa parte do gerenciamento da Gamela alegou que a tensão que chegava de fato na loja estava abaixo do valor mínimo permitido, e que esse problema é recorrente. Portanto, era necessário um laudo técnico do fornecimento de energia para comprovar essa afirmação e para que seja possível começar os devidos trâmites jurídicos para obter ressarcimento pela má qualidade do fornecimento.

Metodologia:

Para atestar acerca do fornecimento que chegava na Gamela, todos os procedimentos abaixo foram feitos utilizando um analisador de cargas calibrado, um equipamento que mede com precisão diversos fatores relacionados ao fornecimento de energia elétrica, como a tensão em cada fase, fator de potência, corrente em cada fase etc. Para que o processo jurídico seja válido, é imprescindível que esse aparelho esteja calibrado. Partindo disso, foram feitos os seguintes procedimentos:

  1. O analisador de cargas foi instalado em um dos dois quadros da Gamela, onde ficou por aproximadamente 24h, registrando valores de tensão, corrente e fator de potência nas três fases;
  2. Após ser retirado do primeiro quadro, o analisador foi instalado no segundo quadro, onde ficou, também, por aproximadamente 24h, realizando as mesmas leituras novamente;
  3. Os dados colhidos pelo analisador foram plotados no Power BI, fornecendo gráficos acerca da variação de tensão ao longo do tempo.

A partir da análise desses gráficos foi possível confirmar que o fornecimento não estava de acordo com o esperado, como se pode ver a seguir:

Em ambos os gráficos, as linhas tracejadas indicam os limites superiores e inferiores de fornecimento determinados pela norma, e a linha verde indica os valores de tensão coletados pelo analisador de cargas durante o tempo em que ele ficou instalado. Como se pode ver, a tensão da fase 1 do quadro 2 estava muito abaixo do piso, já a tensão na fase 3 do mesmo quadro estava bem acima do teto. 

Resultados:

A entrega desse projeto para o cliente serviu como apoio jurídico para que ele pudesse tomar as atitudes cabíveis nessa situação. Lembrando que isso só foi possível porque o analisador de cargas estava devidamente calibrado, com um selo de calibração para comprovar. 

Foi um prazer para a ENETEC contribuir para o bom funcionamento de uma loja que há anos faz tantas receitas deliciosas para Brasília, esperamos que nosso contato vá além desse projeto!

Quer economizar na sua conta de luz? Nós podemos te ajudar!