Não é novidade alguma que o Brasil, na maior parte do ano, é um país extremamente quente, em que  algumas regiões no verão podem chegar a sensações térmicas próximas dos 50 graus celsius. No entanto, isso pode trazer muitos benefícios, o mesmo fator que traz esse calor no verão nos traz um dos maiores potenciais para geração fotovoltaica do mundo.

Com isso em mente, muitos consumidores, tanto comerciais quanto residenciais, têm recorrido a geração fotovoltaica. Um exemplo disso é o cliente Nelson, que procurou a ENETEC a fim de fazer um estudo para implantação de solução fotovoltaica para sua residência. O estudo foi feito considerando os seguintes passos: 

Inversores X Micro Inversores

Para se descobrir qual inversor usar, primeiro é preciso definir a potência necessária para o sistema. Com os dados obtidos com o cliente acerca de seu consumo, calculamos a potência mínima e máxima que sua residência pode exigir no decorrer de 1 ano. A partir daí, define-se a potência mínima e máxima necessárias para o inversor  funcionar corretamente. Porém, qual inversor usar?

Por conta das características da instalação, recomendam-se dois modelos de inversores para o cliente,o inversor convencional e o microinversor. A diferença entre microinversores e o inversor convencional é que os  microinversores são equipamentos que equivalem ao inversor, porém com uma potência menor e uma eficiência maior. Para os cálculos de um sistema com inversor convencional, é considerada uma perda de 20%. Enquanto isso, para cálculos com microinversores, a perda de eficiência  é de apenas 10%


Pela menor potência dos microinversores, normalmente são necessários mais de um microinversor em um projeto de solução fotovoltaica, sendo necessário associar dois ou mais microinversores para equivaler a um inversor convencional. Por isso, optar por microinversores em seu projeto pode acarretar em um preço maior, porém isso vem acompanhado com uma maior eficiência na sua geração, o que acaba compensando no longo prazo.

Quer economizar na sua conta de luz? Nós podemos te ajudar!

Módulos Fotovoltaicos

Com as opções para os inversores detalhadas, chega-se ao dimensionamento para os  painéis fotovoltaicos. Para isso, foram utilizadas como base a potência máxima exigida pelo sistema do cliente para a definição da quantidade e a potência dos módulos fotovoltaicos que seria necessária para suprir o sistema. A partir daí, o próximo passo é a definição do melhor local para a instalação.

No Brasil, a posição ideal para a instalação de painéis fotovoltaicos é na parte do seu telhado voltada para o Norte. Isso acontece pois, ao percorrer seu caminho de leste a oeste, o sol no hemisfério sul sofre uma leve inclinação na direção norte, sendo essa inclinação mais intensa no inverno do que no verão.
Com a face do telhado definida para a instalação, só resta saber a melhor posição nessa face para a geração fotovoltaica. Para isso, foi utilizada a ferramenta chamada PV*SOL, que simula sombras e outros empecilhos a fim de encontrar o melhor local possível para a instalação. Com isso, foi estabelecido o local mais adequado para a instalação dos módulos.

Fiações e Proteções

Finalmente, é necessário estabelecer o dimensionamento dos diâmetros dos cabos e dos eletrodutos com base na norma da ABNT NBR 54-10, de maneira que não haja risco de incêndios nem curto-circuitos.

Para a proteção do sistema, foram escolhidos os dispositivos adequados para a cada tipo de proteção:

  • Fusível Gpv: para a proteção das strings com as séries de módulos do sistema contra sobrecorrentes.
  • Chave Seccionadora: sua função é interromper a passagem de energia do circuito elétrico, de modo a trazer segurança a quem estiver realizando a manutenção do sistema.
  • DPS Fotovoltaico: dispositivo para proteção contra surto, tem como função desviar surtos transitórios de tensão para a ligação.
  • Disjuntor do inversor: a proteger a instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.

Esses foram os últimos passos no estudo de viabilidade e adequação de sistemas Fotovoltaicos para o cliente Nelson, Com isso ele já pode estruturar a sua geração fotovoltaica e começar a economizar de vez em sua conta de luz!

Quer economizar na sua conta de luz? Nós podemos te ajudar!

Equipe do Projeto

Marçal Mesquita

Gerente do Projeto

Gustavo Mossoe

Consultor

Paulo Guinancio

Consultor