O monitoramento adequado dos bens da empresa é essencial. Descubra como automação pode te ajudar a ter um controle mais eficaz no nosso texto.

Compreenda como a automação pode auxiliar no controle dos bens da sua empresa

À medida que as empresas vão crescendo, está se tornando cada vez mais difícil monitorar todos os seus bens. Considerando este fator, diversas soluções de automação estão surgindo para otimizar os processos dentro destes locais.

Dentre os bens da empresa, destacam-se os ativos fixos ou imobilizados, que são todos aqueles que não fazem parte do estoque de vendas, utilizados para a realização das atividades cotidianas.

Sabendo disso, ter conhecimento da quantidade de ativos presentes dentro de um negócio é essencial. Neste contexto, é relevante pontuar a importância da automação deste processo.

Tecnologias existentes

Existem diversas tecnologias que facilitam o controle dos ativos imobilizados pertencentes a um estabelecimento, alguns exemplos são:

Código de barras
  • QR code: é uma evolução do código de barras, este possui uma estrutura bidimensional e pode ser escaneado utilizando a maioria dos telefones equipados com câmera. Os QR codes apresentam uma ampla usabilidade, porém eles não possuem um padrão internacional e não são muito eficientes no monitoramento de ativos fixos em grande escala.

*Este direciona para o site da ENETEC

Quais tecnologias são mais eficientes?

Considerando a necessidade apresentada pelas empresas de realizar a contagem dos ativos imobilizados de forma mais eficiente, algumas soluções mais tecnológicas foram surgindo, tais como:

• RFID (Radio frequency identification): é uma tecnologia de identificação por radiofrequência, a qual faz uso de etiquetas que retransmitem sinais de rádio. Basicamente, as etiquetas de RFID enviam as informações para um leitor, que são, então, convertidas e lidas por um computador ou por um microcontrolador. Ademais, existem dois tipos de RFID:
Etiqueta de RFID

– Passivo: podem ser etiquetas, cartões ou chaveiros eletrônicos, cada tipo com uma distância máxima determinada para que possa ser lido.

O objetivo é facilitar o processo de leitura dos ativos que estão em determinado ambiente.  Porém, este não possui alimentação própria, desta forma é necessária a utilização de alguns equipamentos específicos para que seja realizada a leitura do RFID passivo, tais como o módulo de leitura, o leitor portátil e o leitor fixo.

Um exemplo de aplicação desta ferramenta é a contagem automatizada dos produtos contidos em um armazém, onde a quantidade destes é enorme. Assim, caso fosse utilizado o código de barras ou o QR code, o processo seria extremamente longo e ineficiente.

– Ativo: este possui um sistema de alimentação próprio com baterias, fazendo assim com que a  sua distância de funcionamento aumente. Contudo, por possuir baterias e sensores mais potentes este se torna um sistema mais caro.

Essa tecnologia pode ser empregada para o rastreamento de, por exemplo, um computador. Enquanto estiver conectada a este, há a indicação de que o equipamento se encontra no local adequado, porém ao  ser removida, envia uma notificação sinalizando que o aparelho foi retirado do ambiente onde se encontrava.

• Beacons bluetooth: são pequenos dispositivos que utilizam a tecnologia BLE (Bluetooth low energy) e têm como objetivo a transmissão de dados. Basicamente, estes aparelhos transmitem um sinal periódico com código de identificação próprio e na sua ausência emitem um alerta.

Essa ferramenta pode ser implementada no laboratório de uma universidade que possui diversos aparelhos de custo elevado. Nesse contexto, os beacons bluetooth são conectados aos equipamentos e enviam periodicamente um sinal a um receptor (gateway bluetooth). Caso o envio seja interrompido, o gateway emite uma notificação.

Beacon bluetooth

Dessa forma, nota-se que com a automatização do monitoramento do patrimônio, o número de furtos e desvios dos bens da empresa pode ser reduzidos. Além do mais, isso possibilita melhores tomadas de decisão referentes aos investimentos da empresa, pelo fato de que se torna possível prever alguns gastos destinados à manutenção do estabelecimento.
Ficou interessado e gostaria de saber como a automação pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa? Entre em contato conosco por aqui.

Precisa monitorar e controlar os seus bens?

Converse conosco e conheça as melhores soluções de automação para auxiliar no controle dos bens da sua empresa