Contextualização:

Para a realização de uma obra, projetos e plantas são utilizados como as principais referências do produto final. Porém, ao longo de sua execução, várias alterações ocorrem. Por isso, é de extrema importância que haja um registro fiel de todas essas mudanças.

Este é o papel de um As Built. Traduzindo ao pé da letra, “como construído”, o As Built é a representação final do projeto. Dessa forma, ele ajuda a prevenir  possíveis acidentes que podem ocorrer em reformas de imóveis mais antigos. Além disso, pode-se conferir se a instalação se encontra dentro das normas, evitando desgastes legais.

Visando sanar essas dores, a ENETEC pôde contribuir com o centro de atendimento Adolescentro e ter a oportunidade de se inserir em um contexto social mais amplo.

Precisa de um projeto de As Built?

Situação problema:

O Adolescentro é um centro de atendimento público subsidiado, majoritariamente, pela comunidade. Porém, para que o estabelecimento receba a verba do governo, é necessário passar por um processo burocrático que inclui a apresentação das plantas elétricas do local, não existentes até então.

Metodologia:

Levando em conta essa demanda e o desejo de estabelecer uma parceria de forma pro-bono, a ENETEC realizou o projeto de As Built do local.

Para a execução do projeto, seguiu-se as seguintes etapas:

➢ Foram realizadas duas visitas técnicas no local para fazer um mapeamento da instalação elétrica;

➢ Determinou-se a quantidade e potência das cargas de acordo com as normas e com a disposição atual;

➢ Identificou-se como era a divisão dos circuitos nos quadros elétricos;

➢ Verificou-se os tipos e espessuras dos cabos, bem como os valores dos dispositivos de segurança da instalação;

➢ Diante da dimensão do local, elaborou-se plantas para os circuitos de tomada e iluminação separadamente;

➢ Para um entendimento melhor da instalação, foi feito o diagrama unifilar dos quadros.

Durante a realização do projeto, a equipe se deparou com muitas irregularidades. Portanto, notou-se a necessidade de produzir, além do projeto, um Laudo de Instalações a fim de entregar um serviço completo e que agregasse mais valor ao cliente.

Para o Laudo de Instalações, foram identificadas todas as irregularidades encontradas, juntamente com uma descrição da mesma e recomendações de como solucioná-las.

Resultados:

Após o levantamento de todos os dados, foram confeccionadas as plantas da instalação. Além disso, foi elaborado um documento contendo todos os cálculos e considerações feitas no projeto, bem como as irregularidades encontradas.

Planta-baixa de iluminação do local.

A ENETEC se sente honrada em poder contribuir com a saúde pública do DF. Entregar projetos que impactam tanto a vida de nossos clientes, quanto a experiência profissional de nossos membros é a nossa maior recompensa!

Equipe do Projeto

João Paulo Gomes Ribeiro

Engenheiro Responsável

Anne Caroline Ramos de Matos

Gerente de Projeto

Lucas Manoel Costa

Gerente de Projetos

Leandro Machado Ribeiro Bottecchia

Gerente de Projetos

Gustavo Hossoe Dantas Pinto

Consultor

Marcelo Barbosa Bitencourt

Consultor

Luiz Fernando Naretto

Consultor

Breno Mendes de Farias

Consultor

Paulo Guinancio Bacchini De Araujo Lima

Consultor

Li Wing Kee Ramos

Consultor

Nelson Cavalcante Pires Basto

Consultor

Precisa de um projeto de As Built?