Contextualização

Sistemas complexos, como as instalações elétricas, devem passar periodicamente por manutenção e revisão de seus projetos. Isso porque, com o tempo, os componentes elétricos são desgastados ao longo de sua utilização e chegam ao final da sua vida útil, devendo então ser realizada uma manutenção e substituição, para evitar problemas.

Alguns desses componentes têm vida útil estimada em quantidade de manobras (interruptores, tomadas e disjuntores, por exemplo), enquanto outros, em tempo corrido (condutores, por exemplo). Ainda, existem diversos projetos mal elaborados que, quando mal executados, acabam originando um sistema com mal funcionamento ou que traz perigo para seus usuários.

Para identificar os possíveis problemas elétricos de um local, existe o serviço chamado Laudo Técnico das Instalações Elétricas. É um tipo de laudo pericial que leva em consideração os aspectos técnicos do local, com base em inspeções e medições realizadas por profissionais da área, nas diretrizes estabelecidas pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Diante de um perfil de problemas recorrentes nas instalações elétricas da ASIBAMA, a ENETEC pôde, com muito prazer, realizar o serviço explicado para ajudá-los a sanar essas dificuldades.

Situação Problema

Na sede da ASIBAMA (Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente e do PECMA no DF), foram relatados problemas envolvendo aparelhos elétricos e queima de algumas esteiras na academia. Foi alegado, também, que o local possuía instalações elétricas e seu projeto muito antigos, mas com algumas manutenções feitas por um técnico eletricista.

Metodologia

Diante dessa situação, a ENETEC aplicou como metodologia para coleta de dados, o registro de todos os componentes do local relevantes para o laudo de maneira visual (fotografias) e a realização de medições de grandezas elétricas. Isso foi feito pela equipe técnica da ENETEC em visitas técnicas presenciais.

 A vistoria seguiu um padrão de análise baseado nas normas técnicas aplicáveis. Assim, foi estruturada uma lista de itens que seriam checados em cada quadro de energia, dentre eles:

  • Condição do quadro e dos condutores;
  • Identificação dos circuitos;
  • Presença de IDR (Interruptor Diferencial Residual) e DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos);
  • Tensão nos terminais;
  • Aterramento do neutro;
  • Coloração dos condutores;
  • Divisão dos circuitos.

Em um segundo momento, analisando os dados coletados, a ENETEC identificou irregularidades nas instalações elétricas do local, apontando a necessidade de adequações ou não para cada parte do empreendimento.

Foi constatado, também, que apesar da antiguidade do projeto elétrico e sua execução, e desconsiderando os problemas identificados e apontados para adequação, a ASIBAMA apresentava ainda boas condições no geral. Isso se deve, majoritariamente, pela manutenção periódica realizada no local pelo eletricista responsável, o que ressaltamos mais uma vez como serviço muito importante.

Precisa de um Laudo Técnico das Instalações Elétricas da sua empresa?

Resultado

Após análises minuciosas de todos os dados coletados, elaborou-se o Laudo Técnico das Instalações Elétricas do local, com uma lista de todas as irregularidades identificadas (19, no total), contendo: 

  • As recomendações correspondentes a cada uma delas;
  • Imagem dos locais onde foram identificadas;
  • Nível de urgência de adequação de cada uma – caso o cliente tivesse, por algum motivo, impossibilidade de resolver todos.
Capa do Laudo de Instalações Elétrica.

Foi um prazer imensurável, para a ENETEC, poder contribuir com a ASIBAMA entregando um laudo técnico de qualidade ímpar. Todos os problemas que os estavam incomodando foram apontados e tiveram suas soluções detalhadas, podendo trazer conforto, qualidade de vida e segurança para esses clientes. Além disso, o projeto acrescentou muito, também, aos nossos membros, que puderam mais uma vez vivenciar desafios e aprendizados únicos.

Equipe do Projeto

Isabel dos S. A. Carvalho

Engenheira Responsável

Felipe Rodrigues Cardoso Braga

Gerente de Projeto

Lucas Ferreira Lima

Consultor

Lucas Manoel Costa

Consultor

Precisa de um Laudo Técnico das Instalações Elétricas da sua empresa?