Durante o ano de 2024, foi declarado pela empresa ANEEL que as tarifas de energia vão sofrer um aumento considerável. Em Brasília, com reajuste de até a 9,32%, a companhia de distribuição do local já havia tido um reajuste em 2023 que se tratou do RTA- Reajuste Tarifário Anual- (https://www.poder360.com.br/energia/aneel-aprova-reajustes-na-conta-de-luz-em-sp-goias-e-brasilia/), dessa forma, em 2024 os consumidores passaram por mais uma reforma tributária em relação ao consumo de energia. Quanto a isso, é importante se mobilizar com medidas cabíveis para que o aumento tarifário não afete tanto as demandas econômicas pessoais.

Quais são os fatores que influenciaram para que essa estimação da tarifa ocorresse? 

Entre os motivos que se destacam para explicações desses fatores estão:

  1. Pessoas vão ser obrigadas a comprar energia apenas da companhia local
    • Nesse caso, pessoas não poderão escolher de quem receberá energia, vão ser obrigadas a comprarem apenas da companhia de distribuição local. Nesse caso, dizemos que a pessoa tem que ter energia contratada no mercado cativo.
  2. Aumento de subsídios no setor
    1. Os aumentos no subsídio embutidos na conta de luz via CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que é rateada entre todos os consumidores, segundo relatório divulgado pela ANEEL deve alcançar até 37 bilhões de reais, o que representa um aumento de 6,2% em relação a 2023. Quando o aumento é comparado desde 2010, os números ficam ainda mais significativos, representando um aumento de 269% nos valores dos subsídios cobrados. 
  3. Expansão na rede de Transmissão
    1. As empresas responsáveis estão prevendo um aumento nos gastos quanto a rede de transmissão, isso porque cada vez mais estão exigindo melhorias e expansão do seu alcance.
  4. Aumento do custo de produção de energia
    1. As fontes energéticas têm exigido cada vez mais para produção de energia elétrica, isso quer dizer que as fontes de energia, como eólica e hidrelétrica, têm consumido exacerbadamente subsídios para geração energética.
  5. Mudanças climáticas
    1. Recentemente, eventos climáticos afetaram diretamente o fornecimento de energia elétrica em diversos estados brasileiros. Nesse sentido, a ANEEL ressaltou a realização de leilões de transmissão que se alicerça em ações para a transição energética e avança nas discussões sobre o impacto das mudanças climáticas e inovações tecnológicas para o setor.

Como saber se posso controlar o aumento exacerbado dos meus valores?

Para que o aumento tarifário não afete e cause perigos econômicos aos consumidores, é essencial que ocorra um controle do consumo de energia e dos valores pagos anualmente, isso se dá por medidas simples, tais que entre elas podemos citar:

  • Análises das instalações elétricas periodicamente;
  • Averiguação da tarifas mensais;
  • Controle dos custos energéticos de eletrodomésticos;
  • Seguro energético quanto aos risco exercidos pela natureza com sistemas de proteção contra descargas atmosféricas;
  • Consumo de energia elétrica de produção própria, por exemplo fotovoltaica.

Quer economizar na sua conta de luz e não deixar que as tendências de aumento do mercado afetem diretamente o seu bolso? A ENETEC está há 16 anos no mercado entregando serviços de qualidade para seus clientes. Entre em contato já e agende uma conversa para juntos protegermos seu bolso!

Deseja entender mais sobre economia de energia e conta de luz :

Leia este outro artigo (Consumo de energia elétrica com o tempo)

Leia também este outro artigo (O que é eficiência energética e como a ENETEC pode te ajudar).