O mercado livre de energia tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, especialmente em países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Austrália. No Brasil, o mercado livre de energia bateu o recorde de novos consumidores no primeiro semestre de 2023, de acordo com a  Câmara Comercializadora de Energia Elétrica (CCEE). Mas o que é o mercado livre de energia e o que faz ele ser tão atrativo ? Continua com a gente para entender sobre o mercado livre de energia.

Por mais incrível que pareça, o mercado livre de energia no Brasil é do século passado, sendo que seu surgimento ocorreu em 1995 pela Lei n° 9.074, com o intuito de tornar mais flexível a opção do consumidor e gerar uma possível redução de custos. O mercado livre de energia é um ambiente no qual os fornecedores de energia negociam a energia gerada por eles livremente com consumidores, sem nenhuma necessidade do contato com a distribuidora local de energia, sendo isso um dos pontos positivos para o mercado livre de energia, pelo fato que a partir disso é possível ignorar as tarifas geradas por essas distribuidoras

Falando sobre benefícios, o mercado livre de energia traz alguns com ele, tendo como destaque dois grandes tópicos, o primeiro sendo a flexibilidade contratual, onde os consumidores têm a oportunidade de negociar o melhor contrato para atender suas necessidades e alguns tópicos específicos, como o seu perfil de demanda, volume de consumo e fonte de energia de preferência. Outro benefício que o mercado livre de energia oferece é a competição e redução de custos, sendo que essa competição entre fornecedores traz com ela a redução de custos para os consumidores e além disso incentiva a eficiência e inovação no setor energético.

Mesmo que o mercado livre de energia esteja aí desde 1995, somente em 2024 os consumidores de alta tensão podem começar a comprar energia negociando diretamente com o fornecedor, as regras antigas contemplavam apenas consumidores com demandas acima de 1000 kW  ou 500 kW caso o consumidor optasse por fontes renováveis. 

Quer entender melhor sobre a sua conta de energia ? Clique no link.