Entenda como possuir uma tomada veicular pode ser o último passo para realizar o seu sonho de dirigir um Carro Elétrico.

Nos últimos anos, os carros elétricos têm ganhado destaque significativo na indústria automobilística e na consciência pública, apesar de seus preços iniciais elevados. Tal destaque é tão potente que, segundo o G1, projeta-se que até 2035,  62% dos automóveis serão movidos à energia elétrica. Além disso, com os avanços tecnológicos na área, a tendência é que os veículos fiquem cada vez mais acessíveis e populares.

Nesse contexto, a instalação de tomadas veiculares, em locais estratégicos, torna-se fundamental para viabilizar a transição para uma mobilidade mais sustentável, já que os pontos de recarga ainda não são muito numerosos no Brasil.

Mas por que optar por veículos que ainda são caros em um país que ainda não consegue oferecer um número satisfatório de locais para recarregar os carros? Quais são os pontos positivos dos carros elétricos? Além disso, por que é interessante ter sua própria tomada veicular para recarregar seu carro?

Este texto irá explorar as principais vantagens dos carros elétricos, buscando deixar claro o porquê de eles serem os veículos do futuro. Com isso em mente, o texto também argumentará sobre a relevância de possuir sua própria tomada veicular, a fim de garantir sua autonomia e assegurar sua mobilidade.

1- Vantagens dos Carros Elétricos

• Direção mais simples: ao contrário dos veículos à combustão, os carros elétricos não precisam de seis marchas. Seu câmbio possui  apenas Drive (para seguir em frente), ré e neutro, o que torna a direção uma experiência menos complexa.
  • Menor Custo de Operação: por conta dos motores elétricos terem uma eficiência de 90%, enquanto os motores a combustão possuem eficiência de 40%, o custo de operação dos carros elétricos é significativamente menor, ainda mais associado ao fato da energia elétrica ser mais barata do que os combustíveis convencionais. Além disso, os carros elétricos são imunes às flutuações de preço do barril de petróleo que guiam os preços dos combustíveis fósseis. Deste modo, o “abastecimento” é muito mais barato.
  • Incentivos Fiscais: em diversos estados, incluindo o Distrito Federal e São Paulo, carros elétricos são isentos do pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).
  • Arranque mais rápido e silencioso: motores elétricos não dependem de rotações de marcha, então fornecem uma resposta muito mais rápida e silenciosa à aceleração, fornecendo uma experiência prazerosa e calma.
  • Menor manutenção: os veículos movidos a eletricidade requerem manutenções menos regulares e muitas vezes o custo dessas manutenções é menor do que o dos carros convencionais, compensando o alto investimento inicial.
  • Economia de tempo: você ficará livre das longas filas nos postos de gasolina aguardando para abastecer, especialmente se você possuir uma tomada em sua casa.

2- Mas isso é possível no Brasil?

Apesar de todas as vantagens, ainda há um grande impedimento para a plena implementação dos carros elétricos: no Brasil, existem apenas 2800 eletropostos, que são os pontos de recarga dos carros elétricos. Em contrapartida, o país conta com mais de 40.000 postos de gasolina. Então, formou-se na mente da população uma ansiedade relacionada à autonomia da bateria, já que a falta de uma rede de carregamento adequada é o principal obstáculo do ramo.

Deste modo, é crucial que haja disponibilidade de pontos de carregamento em áreas urbanas, estacionamentos públicos e residências. Para o usuário de carro elétrico, ter uma tomada veicular em sua residência é sinônimo de qualidade de vida, garantia de mobilidade e autonomia.

Com isso em mente, é de suma importância buscar empresas sérias e com experiência no mercado, que fornecerão um projeto bem planejado de Instalação de Tomada Veicular, a fim de garantir todos os pontos mencionados acima. Ademais, o projeto de Tomada Veicular pode ainda vir atrelado a energias renováveis, alimentando o carro com energia solar, por exemplo, garantindo a total independência energética do cliente.

ENETEC possui uma vasta experiência com projetos de Tomada Veicular, entre alguns de nossos cases de sucessos, temos instalações de Tomadas Veiculares na SQN 214 da Asa Norte, no Noroeste SQNW 109 e no Park Sul, todos eles no Distrito Federal.

A transição para carros elétricos desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa e na busca por um futuro mais sustentável. No entanto, essa transição só será bem-sucedida se houver uma infraestrutura de carregamento confiável e acessível. Portanto, projetos de instalação de tomadas veiculares desempenham um papel fundamental nesse cenário, incentivando a adoção de carros elétricos e contribuindo para a construção de um sistema de transporte mais limpo e eficiente.

Não fique de fora da Revolução Elétrica!

Interessado em se libertar das amarras dos combustíveis fósseis? Cansado de pagar uma gasolina que não para de subir? Entre em contato conosco!

A ENETEC está há 16 anos no mercado entregando serviços de qualidade para seus clientes. Entre em contato já e agende uma visita técnica para podermos juntos protegermos seu futuro!