Contextualização

A empresa Magnólia vinha sofrendo com grande aumento no valor das faturas de energia após uma inspeção da Neoenergia, seguido de uma grave multa. Todavia, o crescimento do consumo não se mostrava compatível com o histórico da companhia. Para esclarecer o aumento repentino, a ENETEC foi procurada para a elaboração de um laudo de consumo e das instalações a fim de provar um eventual erro nas medições do relógio ou falha nas instalações elétricas que levasse a um consumo de tal magnitude. Assim, surgiu a necessidade de produção de um laudo, instrumento técnico que pode ser usado como prova em processos jurídicos, no intuito de fortalecer a argumentação perante o juiz e reverter alguma decisão estabelecida anteriormente pela fornecedora de energia elétrica da região. 

Sabendo disso, a ENETEC pode ajudar, muito satisfeita, a Magnólia, a resolver seu problema com:

Situação – problema

A cliente relatou um alto custo de sua conta de energia e suspeitava haver fuga de corrente no local, e nos informou que antes havia um furto de energia (“gato”) no local feito pelos proprietários anteriores, que possuíam uma câmara fria de alto consumo. 

Metodologia

A fim de ajudar o cliente a resolver a situação, instalamos um analisador de cargas no quadro do galpão durante uma semana e coletamos os seguintes dados registrados:

  • Registro dos horários de consumo para atestar a validade dos dados com a rotina de funcionamento do estabelecimento em uma projeção mensal aproximada. 
  • A razão entre as potências ativas e aparentes para o cálculo do fator de potência. Assim, medindo o quanto a energia era de fato aproveitada durante o consumo dos aparelhos do galpão.  

A partir desses dados, verificamos a qualidade da instalação elétrica do estabelecimento, como também, podemos combinar sua análise com uma verificação física das instalações no local e constatar se ainda havia ou não a irregularidade de fuga de corrente. Por fim, após essa análise, podemos produzir os documentos essenciais para nosso cliente sobre seu consumo.

Resultado

Ao final do projeto, entregamos à cliente um laudo de instalações e de consumo, além de um memorial descritivo, a partir dos quais foi possível concluir que não havia fuga de corrente no local e a conta de energia concordava com o perfil de consumo do local. Ademais, a cliente pediu um complemento o qual averiguasse que a multa imposta sobre a papelaria deveria ser menor, já que foi feita com base no período em que havia câmara fria no estabelecimento.

Equipe do Projeto

Marcos Vinícios Oliveira Guterres

Gerente de Projetos

Alessandro Bittar Fraianeli

Consultor

Yan Rodrigues da Silva

Consultor