Nos últimos tempos, a energia elétrica se tornou um grande problema para o bolso dos brasileiros. Apesar do valor alto que se pega hoje, é esperado um aumento de até 21% na conta de luz em 2022 segundo a ANEEL. É nesse momento que os brasileiros recorrem a energia fotovoltaica.

Tendo essa realidade em vista, o brasileiro vem investindo cada vez mais em sistemas fotovoltaicos (sistema que produz energia utilizando a luz do sol), em busca de reduzir seus gastos com energia elétrica.

A facilidade de instalação, baixo custo de manutenção e a grande incidência solar no país foram motivos que ajudaram a popularizar a energia fotovoltaica nos últimos anos.

Quer saber porque agora é o melhor momento para se investir em energia fotovoltaica? Confira abaixo!

O que mudou na energia fotovoltaica?

No dia 07 do 01 de 2022, foi sancionado um novo projeto de lei que estabelece novas regras e taxas para para quem produz a própria energia a partir de fontes renováveis como, eólica e fotovoltaica

Essa sanção se refere a nova taxa para geração própria de energia solar no país. Essa tarifação se refere ao pago para o uso dos sistema de distribuição utilizados pelos micro geradores e pelas usinas solares.

Apesar disso, todos os donos de sistemas fotovoltaicos já existentes ou que solicitarem o pedido até 12 meses depois da sanção desse projeto de lei, estarão livres dessas novas taxas até 31 de dezembro de 2045.

Para novos consumidores que tiverem seus sistemas fotovoltaicos instalados após o prazo de 12 meses da publicação da lei, é previsto que comecem a pagar, a partir de 2023, 15% das taxas relacionadas à distribuição e à manutenção do serviço de distribuição. Este valor vai subindo gradativamente por 6 anos:

  • 15% (quinze por cento) a partir de 2023;
  • 30% (trinta por cento) a partir de 2024;
  • 45% (quarenta e cinco por cento) a partir de 2025;
  • 60% (sessenta por cento) a partir de 2026;
  • 75% (setenta e cinco por cento) a partir de 2027;
  • 90% (noventa por cento) a partir de 2028;

A Partir de 2029, a Aneel estabelecerá as regras tarifárias relativas aos geradores de energia distribuída.

Logo, fica claro que o melhor momento para a instalação de energia solar é agora, garantindo menos taxação e diminuindo o tempo de payback para o investimento.

Mas por que mudar a tarifação agora?

Como dito acima, quem já possui sistema solar ou quem solicitar a entrada no sistema de Geração Distribuída em até um ano após a sanção da lei, ou seja, até 7 de janeiro de 2023, estará livre da taxação até 31 de dezembro de 2045.

Como a instalção dos modulos fotovoltaicas não sofreram aumentos de preços muito grandes na crise econômica, especialistas acreditam que agora é um ótimo momento para quem tem interesse em investir na geração de energia solar. Além de poderem comprar as placas solares por preços mais baratos, quem investir atualmente estará isento dessa nova tarifação.

Além de tudo isso, demora cerca de 60 dias para instalar o sistema e ele começar a funcionar devidamente.

Ficou interessado em gerar sua própria energia livre de tarifação? Deseja conhecer mais sobre energia fotovoltaica e saber se a microgeração de energia se adequa à você? Entre em contato com a gente e peça um orçamento gratuito.

O que devo fazer para gerar minha energia fotovoltaica?

A ENETEC trabalha com a realização de projetos fotovoltaicos. Nesse serviço, o primeiro passo consiste na coleta de dados do local, como conta de luz recente e espaço livre para instalação.

Além disso é estudado a viabilidade de realizar o serviço no local, levando em consideração a icidência solar na área e outras necessidades especiais que o cliente tenha.

A partir dessa etapa é realizado o projeto fotovoltaico, constando a posição, modelo das placas fotovoltaicas e sua ligação com os inversores no local. Após a instalação dos equipamentos, o cliente poderá desfrutar da geração autônoma de energia solar na sua casa.

Caso tenha interesse em gerar a sua própria energia usando a luz do sol e em economizar na sua conta luz, entre em contato conosco e peça um orçamento

A ENETEC não cobra nada pelo orçamento do sistema, então não perca tempo e mande uma mensagem para nós.