As expectativas sobre um futuro repleto de carros voadores e robôs se transformam em algo melhor: a chegada da Internet das coisas.

Cada vez mais escutamos termos como ”Casa Smart”, “Automação elétrica”, “Inteligência artificial”, e não é por acaso! A conectividade do mundo tem se ampliado de tal forma que pôde alcançar resultados extraordinários.

Quando falamos sobre novas tecnologias e modernidade, o conceito de “Internet das coisas” ( IoT ) é o grande protagonista! É a partir dele que são abertas as portas para um mundo completamente novo e interligado.

Porém, o futuro que tanto esperamos pode não estar tão longe quanto parece. Existem números que comprovam como a “Internet das coisas” já está inserida no nosso cotidiano, além de como o seu uso crescerá exponencialmente nos próximos anos.

De acordo com a IoT analytics, em 2020, pela primeira vez na história, existem mais aparelhos IoT do que aparelhos que não possuem essa tecnologia: dos 21.7 bilhões de dispositivos no mundo, 11.7 compõem a conexão IoT.  Sendo assim, a expectativa para 2025 é ainda maior, envolvendo mais de 30 bilhões desses aparelhos. 

Tais dados demonstram a influência que essa inovação tem sobre nossas vidas. Daí a importância de conhecermos mais sobre o assunto e sobre como ele nos afetará nesse futuro próximo. Afinal, você sabe o que é a “IoT”?

O que é “Internet das coisas”?

Internet das coisas ( IoT ) é a conectividade entre aparelhos. A ideia é que, por meio da internet, eles possam trocar dados entre si e, assim, trabalhar simultaneamente! Mas por que isso seria interessante?

A sincronização de tarefas e o armazenamento de dados possibilitam a automatização de objetos, veículos e ambientes! Será possível customizar e controlar qualquer dispositivo conectado, simplesmente com um ponto de acesso à internet.

Essa tecnologia interligada ao conceito de inteligência artificial está construindo o caminho para transformar o mundo e revolucionar a forma como vivemos. É com base nisso que a Quarta Revolução Industrial se classifica como a união entre os mundos físico, digital e biológico.

Apesar de essa quebra de barreiras ser um pouco assustadora, os resultados são incríveis. Será, sem dúvidas, um futuro de muitas adaptações, mas também de grandes expectativas! Imagine, por exemplo:

  • Portadores de deficiências físicas exercendo atividades cotidianas testosterone enanthate stacking com autonomia, por terem sua casa e seu trabalho inteiramente adaptados ;
  • Pessoas diagnosticadas precocemente por serem constantemente monitoradas por sistemas automatizados ;
  • Idosos recebendo ajuda imediata em caso de acidentes, por existirem monitoramentos e alarmes adaptados em suas residências.

Ou até coisas mais simples, como chegar em casa após um dia quente e cansativo, e se deparar com uma temperatura agradável, uma banheira quente já ligada e luzes relaxantes.

Esse é o amanhã que queremos para o mundo, não é mesmo? E não paramos por aí! Ainda existem inúmeros benefícios que nem imaginamos, mas dos quais poderemos desfrutar em um futuro próximo.

O que são aparelhos “IoT” e como eles funcionam?

Vamos falar agora sobre a parte prática! Dispositivos “IoT” são todos e quaisquer objetos que sejam conectados à internet, podendo ser controlados ou se comunicar por meio dessa conexão. Mas nós já temos muitos desses aparelhos, então qual é a grande novidade?

Na verdade, o grande diferencial do termo “Internet das coisas” é não somente a enorme quantidade de objetos comuns que poderão se conectar à rede, mas também as suas interações e como elas afetarão o mundo físico em que vivemos.

Por exemplo, se uma lâmpada comum é conectada à internet, podemos acessá-la por outros meios, e não somente pelo interruptor. Assim, pelo próprio celular, poderemos ligar e desligar a lâmpada, ou até alterar a intensidade da luz.

Se a “Internet das coisas” se baseasse somente nisso, já teríamos infinitas utilidades para ela. Porém, o seu conceito vai ainda mais adiante!

A ideia é conectar sistemas específicos ( denominados “embedded systems” ), circuitos e sensores à internet, de forma a obter uma grande rede de aparelhos interligados que unem os mundos físico e digital. Dessa forma, poderemos acessar os dispositivos conectados por outros diversos meios, como pelo tato ou pela própria fala.

Ampliando ainda mais as aplicações dessa tecnologia, grandes empresas esperam poder unir os conceitos de “IoT” e de inteligência artificial, o que é a base para a automatização da vida que conhecemos!

Como essa nova tecnologia chega até você?

Mesmo sem perceber, todos nós utilizamos diariamente aparelhos “IoT”. Isso é perceptível, pois o termo “smart” já está contido em diversas tecnologias comuns, como celulares, televisões e relógios. Como, porém, começar a expandir isso para outros componentes do nosso cotidiano?

A resposta está na automação elétrica, que já é uma realidade para nós da ENETEC! A partir dela, é possível controlar a iluminação, por exemplo, simplesmente por meio de um dispositivo conectado à internet.

A automação é não somente um passo para o futuro, como um conforto para qualquer estabelecimento, seja ele comercial, industrial ou residencial. Dentre os inúmeros benefícios alcançáveis pelas suas aplicações, estão:

  • A diminuição na perda de aparelhos ;
  • Maior segurança em relação à eletricidade ;
  • O monitoramento à distância ;
  • A personalização de ambientes ( temperatura, iluminação, sistemas de som, segurança por câmeras, entre outros ) ;
  • A preservação de energia, haja vista a possibilidade de programar o desligamento automático de aparelhos que não estão sendo utilizados, reduzindo gastos desnecessários.

Tudo isso pode estar ao seu alcance, basta realizar um projeto de automação no seu estabelecimento!

Gostaria de saber mais sobre os nossos serviços de automação?

Recentemente, realizamos um projeto na Aliança Francesa de Brasília. Se quiser conferir o trabalho, clique aqui!

O que esperar do amanhã?

Como já demonstrado, o crescimento da indústria “IoT” é evidente. Esperamos que, nos próximos anos, tenhamos mais dispositivos, casas, carros, e até cidades “smart”, ou seja, que sejam automatizadas, adaptadas e conectadas.

A expectativa é de um novo mundo e de uma nova forma de viver. Sistemas trabalhistas, organizações financeiras, vivência em comunidade, tudo tende a mudar e se transformar em algo mais inteligente e autônomo, funcionando com mínima interferência humana. Isso, sim, é para um futuro um pouco mais distante.

Atualmente, há uma questão relevante a ser destacada: a pandemia. Como a COVID-19 afetou e foi afetada pela indústria “IoT”?

Em um momento crítico de distanciamento social, a “Internet das coisas” pôde demonstrar a sua importância. Nesse caso, a “IoT” foi a nossa ferramenta de interação com o mundo exterior, o nosso meio de estudo, trabalho, entretenimento e comunicação. Existe maior influência do que isso?

É graças a essas novas tecnologias que nos adaptamos a esse período conturbado, e continuamos tendo a certeza de um futuro completamente novo.

Gostaria automatizar a sua casa ou empresa?

Converse com um especialista gratuitamente