Veja aqui quais são os aparelhos domésticos que mais consomem energia e que podem estar causando um aumento significativo em sua conta de luz.

Uma fatura de energia alta é um problema muito comum e pode ter um impacto significativo no orçamento familiar. Com a quarentena, o consumo de energia aumentou na maioria das residências, já que as pessoas ficam mais em casa e utilizam mais a luz e os eletrodomésticos.

Com isso, é essencial buscar formas de economizar energia. O primeiro passo para diminuir os custos é entender quais são os aparelhos domésticos de maior consumo energético.

Upside Down Vegan Gluten Free Muffins | Food Faith Fitness npp steroid side effects Tiger Shroff motivates his fans with his latest fitness video amid coronavirus lockdown – Times of India

Para saber mais sobre como economizar energia no home-office, confira aqui as nossas dicas.

Como calcular o consumo dos equipamentos?

Na maioria das vezes, somente a potência dos equipamentos, medida em W (watts), não é o melhor indicador do seu consumo.

Na verdade, devemos calcular a quantidade média de energia consumida, medida em kWh (quilowatt-hora). Essa energia depende da potência do equipamento e do seu tempo médio de uso.

A forma de calcular a energia média em kWh consumida em um mês é a seguinte:

(Potência do aparelho X Dias de uso por mês X Horas de uso por dia média)
                                    1000

Os 10 aparelhos domésticos que mais consomem energia

A quantidade de energia consumida por cada aparelho depende de sua potência. Dessa forma, o consumo pode variar de acordo com a marca, o tipo e o tamanho do equipamento. Além disso, o seu tempo de uso também é determinante.

Abaixo, listamos os 5 eletrodomésticos mais comuns que mais utilizam energia elétrica, levando em conta uma estimativa de consumo médio e a potência média dos aparelhos.

  1. Ar-condicionado

Em um país de clima tropical, é normal que o ar-condicionado esteja entre os aparelhos mais utilizados. No entanto, ele é o maior consumidor de energia elétrica.

Existem diversos tipos de ar-condicionado no mercado, por isso seu consumo pode variar desde 129 até 679 kWh.

  1. Chuveiro elétrico

Em segundo lugar está o chuveiro elétrico. Com uma média de uso de apenas 30 minutos por dia e uma potência de 5500 W, o consumo mensal é de 88 kWh.

  1. Fogão elétrico (cooktop)

O fogão elétrico é um aparelho relativamente novo que vem ganhando espaço no Brasil. Apesar de ter um design moderno, ser prático e ocupar um pequeno espaço na cozinha, é um equipamento que tem um consumo muito alto de energia elétrica.

Se o cooktop for utilizado durante o tempo de uma hora por dia, em um mês terá consumido cerca de 68 kWh de energia.

  1. Geladeira e Freezer

Apesar de não terem uma potência tão alta, o fato de terem que ficar ligados 24 horas por dia garante à geladeira e ao freezer o quarto lugar na lista.

O seu consumo também varia muito de acordo com tamanho e tipo. Para a geladeira pode ir de 40 até 57 kWh e para o freezer varia de 48 até 54 kWh.

  1. Lavadora de louças

A máquina lavadora de louças fica em quinto lugar da lista. Com um tempo de uso de 40 minutos por dia, em um mês ela gastará cerca de 31 kWh.

Precisa de ajuda para reduzir a sua conta de luz?

Converse com um especialista gratuitamente

  1. Televisão

O tipo, a marca e o tamanho da televisão são fatores que influenciam na determinação do seu consumo energético, assim como ocorre com a geladeira e o ar-condicionado. Normalmente, quanto maior é a televisão, mais energia ela gasta.

Por exemplo, uma televisão em cores de 42 polegadas do tipo LED gasta 30,45 kWh em um mês, caso fique ligada, em média, 5 horas por dia.

  1. Ventilador

O ventilador também é um aparelho muito utilizado no Brasil, principalmente nas regiões mais quentes e nas estações do ano com temperatura elevada. Apesar de ter um consumo muito menor do que o ar-condicionado, os ventiladores ainda assim têm um consumo de energia bastante significativo.

Um ventilador de teto consome 17,52 kWh mensais, se usado durante 8 horas por dia. Já um ventilador de mesa gasta um pouco menos: com o mesmo tempo de uso, tem um consumo de 17,28 kWh em um mês.

  1. Computador

O computador é um aparelho muito utilizado no home-office e também tem um alto consumo energético. Este equipamento está constantemente utilizando energia, só por estar conectado na tomada.

Com um tempo médio de uso de 8 horas por dia, em um mês, um computador gasta em torno de 15,12 kWh.

  1. Forno elétrico

            O forno elétrico também tem um alto consumo de energia, que depende do seu tamanho e de sua potência. Se tiver um uso de somente 1 hora por dia, o forno elétrico consome cerca de 15 kWh de energia mensais.

  1.  Secadora de roupas

O último eletrodoméstico da lista é a secadora de roupas. Se ela for usada durante 1 hora por dia, em 8 dias, terá um consumo mensal de  14,92 kWh.

Tabela do consumo médio de energia dos equipamentos eletrodomésticos

Abaixo você pode conferir uma tabela com alguns dos equipamentos domésticos mais comuns e seu respectivo consumo médio mensal de energia elétrica, em ordem decrescente.

Essa tabela leva em conta um uso hipotético e calcula uma estimativa de gasto médio mensal. Os dados foram retirados do site do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

AparelhoDias de usoUso porConsumo médio
dia (média)mensal (kWh)
Ar-condicionado tipo split de 12.000 BTU/h308 h193,76
Chuveiro elétrico – 5500 W3032 min88
Fogão elétrico – cooktop301 h68,55
Geladeira 2 portas frost free3024 h56,88
Lavadora de louças3040 min30,86
TV em cores – 42″ (LED)305 h30,45
Ventilador308 h17,52
Computador308 h15,12
Forno elétrico301 h15
Lâmpada incandescente – 100 W305 h15
Secadora de roupa81 h14,92
Forno micro-ondas – 25 L3020 min13,98
Aspirador de pó3020 min7,17
Secador de cabelo – 1000 W3010 min5,21
Notebook308 h4,8
Torradeira3010 min4
Lâmpada fluorescente compacta  23 W305 h3,45
Ferro elétrico a seco – 1050 W121 h2,4
Modem de internet308 h1,92
Lavadora de roupas121 h1,76
Liquidificador1515 min0,8
Impressora301 h0,45

Entender o consumo de energia dos eletrodomésticos é muito importante para aqueles que pretendem economizar energia e diminuir os gastos na sua conta de luz.

Por isso, antes de comprar um aparelho, é muito importante identificar quanto de energia este consome. Isso pode ser feito analisando o selo de eficiência energética do Procel em sua embalagem, que classifica os aparelhos quanto ao consumo de energia.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! Para ler mais textos sobre eficiência energética, continue navegando pelo nosso blog. Se quiser contratar nossos serviços, entre em contato conosco.

Precisa de ajuda para reduzir a sua conta de luz?

Converse com um especialista gratuitamente