Ao projetar uma instalação elétrica, funcionalidade e segurança devem ser os pilares centrais de um projeto. No entanto, segundo a ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, em 2015 foram registradas cerca de 590 mortes no Brasil devido a incidentes com eletricidade, estima-se que o número total seja de 4 a 5 vezes maior. Grande parte desses incidentes estão relacionados a erros bastante comuns nas instalações elétricas residenciais, saiba quais são esses erros e como evitá-los.

Dimensionamento do circuito

O dimensionamento equivocado nas bitolas dos fios ou nos disjuntores e dispositivos de proteção podem causar uma sobrecarga no circuito, ocasionando incêndios e choques elétricos fatais. Devido a isso, é essencial ter profissionais da área ao realizar um projeto de instalações elétricas.

Deixar fios soltos e desarrumados

Fios soltos e extensões espalhadas por cômodos são bastante comuns e podem provocar acidentes, entre os mais graves estão choques e incêndios, que ocorrem quando o condutor de cobre está exposto. Os fios elétricos devem estar sempre dentro de eletrodutos, canaletas ou outros dispositivos específicos para essa finalidade.

Uso inadequado de adaptadores de tomadas e réguas

A utilização de adaptadores de tomadas “T” e réguas podem aumentar consideravelmente o número de aparelhos ligados em uma única tomada. Quando tem-se muitos aparelhos ligados em uma tomada projetada para alimentar uma potência menor do que a potência demandada pelos equipamentos, haverá sobrecarga no sistema e o aquecimento do circuito. Isso pode ocasionar danos ao circuito elétrico e provocar incêndios.

Ausência de tomadas de uso específico

Equipamentos que são utilizados para aquecimento ou resfriamento — como chuveiro, ar condicionado, forno elétrico, geladeira, entre o — necessitam de uma tomada de uso específico. O elevado consumo de potência nesses equipamentos demanda uma tomada que seja projetada para o consumo individual. A falta das tomadas de uso específico acarreta sobrecargas nas tomadas que não foram destinadas ao uso com aparelhos de potências elevadas.

Não instalação do dispositivo DR

O DR é um dispositivo que detecta fugas de corrente e que desarma o disjuntor do circuito em que está ocorrendo esse problema, evitando que as pessoas levem choques elétricos. Nos circuitos de ambientes que podem estar em contato com água, como a cozinha, banheiros, áreas de serviço, entre outros, devem ser previstos DR’s de alta sensibilidade. Sua instalação também é obrigatória em saunas e piscinas.

Ausência de aterramento

O sistema de aterramento é obrigatório e oferece um caminho para que as descargas elétricas sejam adequadamente conduzidas pela instalação, além de servir proteção contra possíveis choques elétricos. Ele também é um item fundamental no sistema de proteção contra a queima dos componentes da instalação e dos equipamentos eletroeletrônicos. O fio de aterramento é identificado pela cor verde ou verde com listras amarelas.

Falta de manutenção preventiva

A prevenção é sempre a melhor solução para garantir a segurança e a funcionalidade das instalações elétricas. Recomenda-se que a primeira revisão da rede elétrica do imóvel deve ser feita em até dez anos após a construção da instalação. Após isso, recomenda-se que seja feita uma vistoria de 5 em 5 anos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Faça hoje o seu projeto elétrico