“O impacto do projeto para a nossa associação foi extremamente positivo, o SPDA tornou viável nosso trabalho com segurança. Nossa instituição sempre primou pela garantia de uma execução de qualidade e com um custo acessível. O que nos foi entregue ao longo de todas as etapas do projeto.”

Patrícia Andreazzi, Presidente, Fraternidade Cícero Pereira

Desafio

Para o funcionamento da Fraternidade Cícero Pereira era preciso que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas estivesse funcionando de acordo com o estabelecido pelas normas públicas. 

Garantir a segurança dos funcionários e das pessoas que atendem ao centro de assistência social era a prioridade para a Fraternidade e para a ENETEC. Assegurar o funcionamento do SPDA instalado na localidade era preciso para:

  • Reduzir os riscos de danos físicos;
  • Diminuir as falhas dos sistemas eletrônicos;
  • Evitar ferimentos graves e perdas de vidas;

A ENETEC veio então com o objetivo de avaliar os riscos do local e apontar as mudanças necessárias no sistema instalado. Todas essas etapas foram então esclarecidas e justificadas com todos os cálculos feitos durante o projeto. Nosso objetivo é garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos elétricos.

“Nós tínhamos uma obrigação em cumprir o projeto de SPDA, que é um dos requisitos do alvará de funcionamento, e vimos na ENETEC uma oportunidade riquíssima.”

Patrícia Andreazzi, Presidente, Fraternidade Cícero Pereira

Estratégia

Inicialmente a ENETEC realizou o gerenciamento de riscos. Que é um procedimento pelo qual se determina a necessidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e a necessidade de medidas de proteção contra surtos (MPS).

Além disso, nós determinamos o melhor modelo dos aparelhos de proteção para serem instalados no local. Todos esses passos foram feitos de acordo com a NBR 5419-2/2015.

Mostra o captador do SPDA e algumas partes do conjunto externo do sistema.

A parte externa do SPDA é formado pelo subsistema de captação, descida e o de aterramento. Nós apontamos todas as irregularidades presentes em cada um dos sistemas e descrevemos as formas de corrigi-las. 

  • Subsistema de captação: Parte do SPDA externo que intercepta as descargas atmosféricas;
  • Subsistema de descida: Responsável por conduzir a corrente produzida nos captadores pela descarga atmosférica para o aterramento da instalação;
  • Subsistema de aterramento: Destinado a conduzir e dispersar a corrente da descarga atmosférica na terra. 

Outro ponto importantíssimo do projeto é analisar se todos os edifícios do local estão protegidos pelo SPDA e apontar as correções necessárias caso exista alguma irregularidade.

Resultados

O Laudo de SPDA é uma ferramenta importantíssima para manter segura a instalação elétrica. No projeto que realizamos com a Fraternidade Cícero Pereira nós localizamos, avaliamos e transparecemos todas as irregularidades encontradas no sistema.

Nesse momento, podemos começar a mexer com as soluções para os problemas. Formular a nova disposição dos equipamentos e entregar todas as especificações do SPDA.

Ao final do projeto, entregamos o memorial descritivo com todas as informações sobre o SPDA do local. Assim como os passos que o cliente deve seguir para corrigir os erros do sistema e outras informações adicionais que ajudem na manutenção correta da instalação.

“A entrega foi uma surpresa. Eu não imaginava que um projeto de uma empresa júnior trouxesse uma qualidade tão alta com grande atenção aos detalhes.”

Patrícia Andreazzi, Presidente, Fraternidade Cícero Pereira

Entregas

  • Gerenciamento de riscos;
  • Cálculo do DPS;
  • Análise dos subsistemas de captação, descida e aterramento;
  • Estudo do SPDA;
  • Informações adicionais sobre a localidade e o sistema.

Equipe do projeto

Barbara de Luca de Franciscis Gouveia

Engenheira Eletricista

Lucas Trigueiro

Gerente do Projeto

Ana Júlia

Consultora

Vítor Lasserré

Consultor