Ao todo, em 2020 houve 1502 acidentes e incêndios de origem elétrica no Brasil. Esses acidentes são causados pela falta de segurança elétrica na instalação, como o curto-circuito de um sistema, e mostram como muitos lugares estão desatualizados e em desacordo com a legislação que estabelece os melhores métodos de manter seu negócio seguro.

Esses acidentes são responsáveis pela queima dos equipamentos e das instalações elétricas, além da perda de vidas humanas, causando enormes prejuízos nos setores residenciais, de serviços e principalmente nas indústrias do país. Só no Rio de Janeiro, 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos.

Incêndio de origem elétrica no Museu Nacional no Rio de Janeiro, Fonte: G1

O que é uma instalação elétrica perigosa?

Uma instalação elétrica tem, por lei, que seguir uma série de fatores que vai determinar a segurança elétrica e garantir o bom uso do ambiente. Um local velho e desatualizado geralmente apresenta inúmeras causas de risco para as pessoas do local, como por exemplo:

  • Fiação desprotegida e antiga;
  • Instalação defeituosa, apresentado vários erros de conexão e uso materiais não recomendados;
  • Superaquecimento dos condutores;
  • Falta ou dimensionamento incorreto dos dispositivos de proteção (IDR, DPS, entre outros). Lembrando que os dispositivos de proteção devem ser trocados com certas periodicidades para manter o funcionamento adequado;
  • Aparelhos elétricos antigos deixados em funcionamento, causando superaquecimento.

Além disso, é fundamental que os condutores sejam dimensionados de maneira correta para a carga aplicada no local. É muito comum os incêndios causados por conexões múltiplas para alimentar vários aparelhos elétricos, que causam o superaquecimento dos condutores que não foram dimensionados para aguentar a quantidade expressiva de carga elétrica.

É essencial manter a atenção voltada para os sistemas responsáveis pela proteção dos equipamentos elétricos e das pessoas que utilizam o local. A falta ou a distribuição incorreta dos sistemas de proteção contra descargas elétricas (SPDA) aumenta consideravelmente a chance de acidentes no local.

Assim como o dimensionamento incorreto dos equipamentos e dos dispositivos encontrados no quadro geral apresentam perigo para o consumidor. Situação que pode causar incêndios no local e desenvolver prejuízos com a energia desperdiçada com a fuga de corrente e o aquecimento indesejado dos condutores.

Curto circuito em tomada

Quais são as vantagens?

Além de garantir a proteção contra os acidentes elétricos no seu estabelecimento, uma instalação elétrica nova e atualizada em conformidade com os laudos técnicos traz inúmeros benefícios para o setor industrial.

Entre as principais vantagens de ter uma instalação que segue os padrões da legislação brasileira temos:

  • Aumento da vida útil dos aparelhos elétricos;
  • Apresenta as principais pontos que estão deixando a instalação ineficiente;
  • Mostra os problemas de sobrecarga (que causam desperdício elétrico, diminuem a eficiência dos aparelhos além de serem responsabilizados por causar acidentes);
  • Identificação de circuitos, aparelhos de proteção, fios, terminais e interruptores instalados incorretamente;
  • Mostra os principais fatores que estão causando oscilação de energia, perda de eficiência e aumento dos gastos desnecessários;
  • Evita multas.

O que fazer?

É importantíssimo se atentar aos riscos de uma instalação mal dimensionada e que não segue as normas técnicas para garantir o melhor uso possível de energia.

Se a sua instalação apresenta problemas elétricos, se ela é antiga ou desatualizada e se faz muito tempo que não ocorre uma inspeção no local é hora de seguir um plano de manutenção adequado.

A ENETEC oferece um conjunto de serviços voltados para garantir o pleno funcionamento da sua instalação elétrica, o laudo de instalações elétricas é a principal ferramenta para constatar todos os erros da instalação e apresentar as mudanças necessárias para o bom funcionamento do local.

Além disso, o laudo de SPDA é essencial para assegurar o funcionamento dos sistemas de proteção contra descargas elétricas. Se o seu desejo é garantir a segurança da sua instalação elétrica entre em contato agora mesmo com a ENETEC e conheça mais sobre nossas soluções de mercado.