Saiba como a quarentena pode afetar a conta de luz residencial e o que fazer para controlar os gastos
A atual crise mundial da COVID-19 tem afetado a rotina de diversos países, incluindo o Brasil. Apesar do vírus não ter uma alta taxa geral de mortalidade , grupos de risco como idosos têm sido a maior preocupação. Além disso, pesquisas apontam que pessoas sem sintomas são responsáveis por dois terços das infecções do Novo Coronavírus.
Por conta da quarentena estabelecida, as pessoas estão ficando mais dentro de casa. Bares, shoppings, parques e diversos ambientes públicos estão sendo fechados para não aumentar o contágio. Contudo, isso significa que as pessoas utilizarão mais a luz e os eletrodomésticos do domicílio, acarretando em aumento de consumo.
Nesse sentido, é possível perceber que as contas de energia residenciais devem aumentar nos próximos meses de quarentena. Não se sabe se isso vai se traduzir em alguma mudança de bandeira tarifária, uma vez que a pandemia alterou o funcionamentos de diversas indústrias e comércios – os maiores consumidores de energia. Porém, para o caso residencial, o aumento do valor deve se relacionar com o consumo.
O que posso fazer para evitar isso?
Vale ressaltar que mudanças de hábito são o fator mais significativo para combater esse cenário. Isso porque o que vai causar o aumento é justamente a mudança de rotina, o hábito de ficar mais em casa. Dentre algumas atitudes, vale ressaltar:
- O uso consciente do ar-condicionado: deixar ele desligado se não for necessário;
- Aproveitar a luz do dia: se puder, opte por abrir as janelas ao invés de deixar lâmpadas acesas;
- Retirar da tomada equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados mesmo em stand-by, eles gastam energia;
- Lavar mais roupas de uma vez – evita-se de utilizar a máquina de lavar roupa mais vezes;
- Priorizar a compra de equipamentos com o selo PROCEL.
Se você perceber um grande aumento e quiser considerar uma mudança para a tarifa branca, esse texto aqui explica um pouco mais sobre o assunto. Se você fizer parte de uma indústria ou comércio não afetados negativamente pelo COVID-19, temos um texto sobre como a eficiência energética pode ajudar no seu negócio.
O que esperar dos próximos meses?
Antes de qualquer coisa, priorize a sua saúde e de entes queridos. O Ministério da Saúde recomenda ficar em casa e evitar saídas ao máximo. Caso você tenha contato com pessoas que façam parte de algum grupo de risco, pense no bem-estar delas e se previna. A ENETEC preza por isso e optou pelo home office, o trabalho em casa.
Estamos fazendo videoconferências, usando mais o nosso canal de comunicação, dentre outras ações para garantir entregas de qualidade para os nossos clientes. Queremos, acima de tudo, contribuir para mitigar os efeitos dessa pandemia, dentro da nossa área de atuação em engenharia e consultoria. Caso possamos te ajudar, não hesite em entrar em contato!