Toda obra, mesmo de pequeno porte, tem a necessidade de um Projeto Elétrico para suas instalações. Estes garantem a segurança para todo o local e pessoas que ali circulam, além de prevenção de gastos desnecessários. Um projeto elétrico abrange inúmeros tópicos, que vão desde a distribuição de tomadas e pontos de luz até o dimensionamento de padrões de entrada, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e aterramentos.

O sistema elétrico de potência consiste em todo o conjunto de serviços da geração e transporte da energia que usamos em nossas residências. A ligação do sistema residencial à rede elétrica da concessionária, fase que mais importa ao consumidor final, seja ele residencial ou comercial, é chamada de Padrão de Entrada.

O aterramento atua com a importante função de trazer segurança para as pessoas. O aterramento, também conhecido como terra, é o conjunto de elementos que permite a conexão da rede elétrica ao solo. Isso implica que as cargas remanescentes em aparelhos elétricos ou descargas atmosféricas que atinjam a edificação possam fluir naturalmente para esse ponto.

Um dispositivo que utiliza o sistema de aterramento é o DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos). O DPS tem como tarefa proteger a instalação contra surtos elétricos. Esses dispositivos atuam detectando a sobretensão com antecedência e desviando-a para o sistema de aterramento antes que a mesma chegue aos aparelhos.

Os surtos elétricos são causados, normalmente, devido a três situações:

            Diante da dores apresentadas pelo cliente, a ENETEC pôde, com muito prazer, realizar o serviço explicado para ajudá-lo. Dessa forma, a equipe o ajudou através de um Projeto de Instalações Elétricas, contendo: Laudo de Instalações Elétricas, Dimensionamento do DPS, Verificação do Aterramento da residência e Alteração do Padrão de Entrada.

Situação Problema

            O cliente relatou um problema relacionado a aparelhos elétricos queimando na sua residência. Além disso, ele possuia uma solicitação da CEB para alteração do padrão de entrada da casa, devido a erros na medição da sua conta de luz.

Metodologia

            Para a solução dos problemas do cliente, a primeira etapa foi a coleta de toda a quantidade e potência de tomadas, pontos de luz e equipamentos como ar-condicionado e aquecedores. Com estes dados disponíveis, a equipe foi capaz de calcular a demanda da residência, grandeza esta que é utilizada para o padrão de entrada e dimensionamento do DPS.

            Em uma segunda etapa, foi realizado um teste de continuidade para verificar o estado do aterramento. Erros encontrados tanto no teste realizado como em outros pontos na casa foram relatados em um Laudo de Instalações Elétricas. O laudo apontou irregularidades como:

  • Equipamentos sem a devida equipotencialização;
  • Derivação do condutor de fase feita de forma inadequada;
  • Disjuntor com identificação de corrente desgastada;
  • Possível rompimento do aterramento;

Com os cálculos realizados através da primeira etapa, foi possível dimensionar corretamente o DPS e o padrão de entrada. Um eletricista indicado pela ENETEC foi contratado para realizar a execução do projeto, que consistiu na instalação do DPS e troca dos condutores do padrão de entrada.

Precisa de um Projeto Elétrico para suas instalações? Nós podemos te ajudar

Resultado

Após análises minuciosas de todos os dados coletados, foi elaborado um memorial descritivo que detalha todos os cálculos e medidas realizadas na execução do projeto. O memorial também contém uma lista de irregularidades, e recomendações para correção, encontradas nos condutores, quadro geral e aterramento da residência.

Figura 1 – Capa do Memorial Descritivo de Instalações Elétricas.
Figura 2: Quadro Geral com DPS instalado.

O cliente recebeu com sucesso todos os serviços contratados. A instalação do DPS, mudança do padrão de entrada, verificação de aterramento e indicação das irregularidades garantem, além da economia contra possíveis falhas que poderiam ocorrer no local, uma segurança e tranquilidade para todos que ali residem.

A equipe ENETEC fica feliz em poder entregar um projeto de qualidade para nossos clientes, trazendo conforto, economia e segurança. Além disso, o projeto trouxe muitos conhecimentos, também, aos nossos membros, que puderam mais uma vez vivenciar desafios e aprendizados únicos que uma empresa júnior pode proporcionar.

Equipe do Projeto

Wesley Paz de Souza

Engenheiro Responsável

Anne Caroline Ramos de Matos

Gerente de Projetos

Leandro Machado Ribeiro Bottecchia

Consultor de Projetos

Nelson Cavalcante Pires Basto

Consultor de Projetos

Precisa de um Projeto Elétrico para suas instalações? Nós podemos te ajudar