No mundo inteiro, e não apenas no Brasil, é perceptível o aumento da preferência pela compra de veículos elétricos. Além de utilizarem energia limpa e promoverem um mundo mais sustentável, também entregam uma maior praticidade no abastecimento, além do  motivo, que é de apresentar um melhor custo benefício comparado com os veículos tradicionais.

O carregamento de veículos elétricos pode ser feito de 4 formas diferentes, cada uma com sua particularidade :

1. Tomada padrão – Instalação doméstica :


Esse é o método mais comum. No entanto, ele pode apresentar algumas desvantagens dependendo do modelo da tomada que pode ocasionar um carregamento mais lento, além disso esse tipo de tomada não apresenta nenhuma proteção individual contra choques elétricos.

2. Tomada padrão com equipamento de alimentação AC :


Nesse caso, é utilizada a mesma tomada descrita antes, mas aqui o carregador apresenta um dispositivo de proteção individual contra choques elétricos, o que diminui riscos de acidentes como incêndios, choques elétricos e proporcionando uma maior proteção no geral para a rede elétrica.

3. Equipamento AC conectado a uma alimentação AC :


Esse tipo de tomada apresenta uma maior faixa de potência, o que permite um carregamento mais rápido. Além disso, ele apresenta informa dados do carregamento, como :

a. Verificação de que o veículo elétrico está corretamente conectado ao equipamento de alimentação do veículo elétrico;

b. Verificação contínua da integridade do condutor de proteção;

c. Transmissão de informações sobre a corrente máxima permitida para consumir;

Por esses motivos, esse conjunto é o mais indicado atualmente para o carregamento de carros elétricos.

4. Equipamento de alimentação DC:


Esse equipamento apresenta o carregamento mais rápido em comparação aos demais, porém precisa de uma comunicação digital entre o carro e o equipamento de alimentação.
Não se trata apenas de uma simples instalação de uma tomada elétrica, pois alguns pré-requisitos devem ser considerados antes dela. Uma avaliação especializada e a elaboração de um projeto elétrico para enfim partir para a instalação é o procedimento ideal. Nesse caso pode ser feita de diferentes formas, variando de acordo com o estabelecimento e o modelo do automóvel um estudo de caso para a viabilidade da instalação elétrica. 

Qual é o problema das tomadas elétricas na maioria dos casos?
Muitos locais, apresentam estruturas antigas, que não estão preparadas para atender a demanda de energia elétrica que uma tomada exige, principalmente em alguns tipos de tomada que demandam maiores potências, que podem chegar até  40 kW. Pelo fato da potência ser muito alta, sempre é recomendado fazer um estudo de caso para a viabilidade da instalação elétrica, para a maior segurança dos equipamentos, do carro e da instalação elétrica em geral.
No caso de edifícios residenciais/comerciais, é importante que ocorra um estudo prévio para estimar a capacidade máxima que a estrutura do edifício comporta, assim como a etapa do padrão de entrada que é a porta de chegada da energia elétrica. Em alguns edifícios, para instalação da tomada sem que ocorra mudança nas instalações elétricas do local, apenas uma parte das vagas poderiam ser contempladas para uma com alimentação elétrica para o veículo.
Nós podemos te ajudar! A ENETEC oferece serviços de consultoria em laudos de instalações elétricas no intuito de avaliar a viabilidade do projeto, e posteriormente a produção de todo o projeto para instalação de tomadas veiculares.
A ENETEC está há 16 anos no mercado entregando serviços de qualidade para seus clientes. Entre em contato já e agende uma visita técnica para juntos protegermos seu futuro!