O Caminho Para a Eficiência Energética 

Vivemos em um país tropical, onde algumas cidades atingem temperaturas altas durante boa parte do ano, ou por todo o ano. Com isso, os aparelhos de ar condicionado vêm se tornando cada vez mais presentes no dia a dia de muitos cidadãos . No entanto, isso vem acompanhado de um aumento no gasto com energia elétrica, visto que o ar condicionado é um dos equipamentos que mais pesam na sua conta de luz.

Foi com esse pensamento que o laudo de eficiência energética da Aliança Francesa foi feito. A finalidade do laudo foi mostrar ao cliente seu perfil de consumo e aumentar a economia do estabelecimento por meio da melhora dos hábitos com relação ao uso da energia elétrica, com enfoque nos aparelhos de ar condicionado. O laudo  foi construído com base nos seguintes passos:

  • Instalação do analisador de cargas: instalar o aparelho que coleta os dados acerca do consumo elétrico do local.
  • Visita técnica: anotar os equipamentos elétricos presentes no estabelecimento .
  • Análise dos resultados: analisar os dados coletados na visita técnica e relacioná-los com os dados do analisador de cargas por meio da ferramenta Power BI.
  • Elaboração das resoluções: elaborar resoluções a fim de diminuir a conta de luz do local com base nos dados coletados.
  • Entrega para buy steroids online o cliente: apresentar o laudo e suas resoluções para o cliente.

Precisa de um Projeto de Eficiência Energética? Nós podemos te ajudar

O Perfil de Consumo

Antes de tudo, foram divididos os dados acerca do gasto de energia da Aliança Francesa em semanas e dias, a fim de mostrar ao cliente seu perfil de consumo. Com isso, o cliente fica ciente de quais dias e horários ele consome mais energia elétrica. 

Quarta-feira (20/11)

Com esse dados, foi analisada a possibilidade de transferência do cliente da tarifa convencional para a tarifa branca. Devido às aulas noturnas do estabelecimento, a tarifa branca não se apresentou vantajosa para o cliente.

Levantamento Semanal – Semana 01

Resoluções

Por fim, foram analisados os equipamentos anotados na visita técnica a fim de utilizá-los com a melhor eficiência possível, neste caso as lâmpadas e os aparelhos de ar-condicionado. No entanto, as luzes da Aliança Francesa já haviam sido trocadas por lâmpadas mais econômicas em um projeto de luminotécnica feito previamente pela ENETEC. Assim, entramos no assunto dos aparelhos de ar condicionado

A partir de conversa com o cliente e verificação dos datasheets dos aparelhos de ar-condicionado, verificou-se que correspondiam ao selo procel de categoria C ou D. Com a grade horária da  Aliança Francesa, foi realizada uma simulação para descobrir o peso dos aparelhos de ar condicionado na conta de luz do estabelecimento. Posteriormente, foi feita a mesma simulação utilizando aparelhos de ar condicionado mais econômicos, de categoria A

Finalmente, chegou-se a um resultado aproximado da economia atingida, caso a Aliança Francesa decida seguir as soluções apresentadas no laudo de eficiência energética. Com a substituição de todos seus 43 aparelhos de ar-condicionado por outros mais eficientes, e aplicando as recomendações dadas para o dia a dia, o cliente poderia gerar uma economia aproximada de R$ 1.152,50 em um mês. Assim, os recursos resultantes dessa economia poderão ser reinvestidos em seu negócio.

Equipe do Projeto

Felipe Braga

Gerente de Projetos

Breno Mendes

Consultor de Projetos

Paulo Guinancio

Consultor de Projetos

Precisa de um Projeto de Eficiência Energética? Nós podemos te ajudar