Confira as nossas dicas para economizar energia na sua empresa e cortar custos desnecessários.
Falaremos de:
- Dicas de eficiência energética para sua empresa
- Prefira lâmpadas de LED
- Aposte em um Projeto de Iluminação específico para o ambiente do seu negócio
- Invista em energia solar e outras fontes renováveis
- Opte por equipamentos com o Selo Procel
- Estimule a cultura da economia de energia entre funcionários e colaboradores
- Aproveite a iluminação e ventilação naturais
- Aposte em um Laudo de Eficiência Energética
- Troque equipamentos ultrapassados e estabeleça uma rotina de checagem e manutenção de suas máquinas
Eficiência energética significa otimizar o uso de energia elétrica da forma mais eficiente possível, consumindo apenas o necessário, mas sem abrir mão do bem-estar das pessoas que utilizam o ambiente.
Como já falamos por aqui, há muitas maneiras de economizar energia e aumentar a eficiência energética na sua casa, em especial nesse momento em que muita gente tem trabalhado em casa.
Para empresas de todos os tipos, esse conceito ganha ainda mais importância. Principalmente para os negócios que estão retomando suas atividades após a quarentena, cortar gastos e garantir a entrega de qualidade para o cliente é essencial.
Por aqui, além do nosso produto para desinfecção dos ambientes contra o coronavírus, o UV-Tech, temos nos empenhado em ajudar os empreendedores nesse momento delicado de retomada.
Dicas de eficiência energética para a sua empresa
Para estimular o consumo consciente na sua empresa e diminuir os seus gastos, separamos dicas valiosas capazes de garantir um retorno um sólido aos negócios. Muitas delas você pode conhecer, mas outras não. Dá uma olhada:
1. Prefira lâmpadas de LED
Lâmpadas de LED são uma excelente para opção para quem quer gastar menos com a conta de luz. Já bastante difundidas no mercado, as lâmpadas de LED são mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes e extremamente mais eficientes que as lâmpadas incandescentes, já não mais produzidas, mas ainda utilizadas por muita gente no Brasil.
Apesar de mais caro, esse tipo de equipamento dura mais, ilumina melhor, não gera calor e consome muito menos energia que suas concorrentes para a produção de fluxos luminosos.
2. Aposte em um Projeto de Iluminação específico para o ambiente do seu negócio
Além de trocar a suas lâmpadas, se quiser e puder investir um pouco mais na iluminação da sua empresa, o Projeto de Iluminação Comercial pode ser a opção ideal para você.
O Projeto inclui um diagnóstico de seus gastos e ambientes e te ajuda não apenas a economizar comprando as lâmpadas corretas, mas determina onde e como instalá-las de modo a potencializar ao máximo o espaço de produção que você tem, pagando o menos possível por isso.
3. Invista em energia solar e outras fontes renováveis
Outro assunto que sempre aparece por aqui é a energia solar, ou energia fotovoltaica. Agora, mais do que nunca, o mercado de energia renováveis está a todo vapor e ficando cada vez mais acessível para quem quer investir agora para economizar depois, já que o investimento inicial continua alto, mas vantajoso.
Além disso, mais do que retorno financeiro, instalar painéis fotovoltaicos na sua empresa agrega valor ao seu negócio, já que traz consigo o peso da sustentabilidade.
A energia solar é muito menos danosa ao meio ambiente do que as fontes de energia a que estamos acostumados e pode ser a opção ideal de investimento nesse momento em que o mundo passa por grandes transformações.
4. Opte por equipamentos com o Selo Procel
Invista em equipamentos de alto desempenho e que contenham o Selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica) do Inmetro. O Selo Procel indica que o produto tem o menor gasto de energia possível, em níveis menores que seus concorrentes.
Para determinar os índices de consumo e desempenho de cada equipamento, são realizados ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras. Em seguida, os produtos que atingem bons índices são contemplados com a etiqueta.
5. Estimule a cultura da economia de energia entre funcionários e colaboradores
Mais importante que trocar equipamentos e investir em fontes de energia renováveis, é conscientizar a sua equipe, do porteiro ao dono, da importância do consumo consciente de energia, não apenas para poupar gastos, mas para contribuir menos com a degradação do meio ambiente.
Adote rotinas de economia de gastos e produção inteligente e instrua seus colaboradores a contribuir desligando lâmpadas e equipamentos sem uso, usar o ar-condicionado com parcimônia e distribuir a mensagem entre seus pares, fortalecendo o sentimento de trabalho conjunto com propósitos importantes.
6. Aproveite a iluminação e ventilação naturais
Assim como demos a dica para residências, uma excelente forma de economizar energia é usar o que se tem disponível. Otimize o seu ambiente para consumo máximo de luz e ventilação naturais.
Além de gastar menos, usar desses recursos mantém os ambientes mais saudáveis e menos propensos a espalhamento de doenças. Logo após uma pandemia, então, usar esse tipo de estratégia é uma excelente escolha.
7. Aposte em um Laudo de Eficiência Energética
O principal objetivo do Laudo de Eficiência Energética é diagnosticar o consumo energético das instalações do seu negócio. Esse passo é de extrema importância para, dentre outras coisas:
- Descobrir quais equipamentos mais gastam energia;
- Identificar os picos de uso de energia elétrica ao longo do dia;
- Apontar alguma incoerência na instalação, como uma fuga de corrente;
- Entender se a tarifação está adequada para o local.
A partir disso, planos de ação específicos e efetivos são construídos para tornar o seu estabelecimento mais eficiente, como consertar erros nas instalações elétricas, ou instaurar mudanças de rotina de trabalho mais econômicas.
8. Troque equipamentos ultrapassados e estabeleça uma rotina de checagem e manutenção de suas máquinas
Equipamentos antigos, como computadores, ares-condicionados e máquinas diversas consomem muito mais energia do que os aparelhos mais novos, já que as tecnologias de gestão energética eficiente são aprimoradas a cada ano.
Assim, vale a pena estabelecer uma rotina de checagem de desempenho e troca desses equipamentos. Muitas vezes, o custo de um novo aparelho é compensado apenas pela economia de energia gerada por ele, sem contar o aumento de performance que novos equipamentos trazem para as empresas.
Nesse momento de retomada, vale a pena olhar com cuidado para como a sua empresa está produzindo. Além de economizar, é preciso se preocupar com a responsabilidade social da sua empresa.
Gostou das dicas? Deixe um comentário! Para ler mais textos sobre eficiência energética, continue navegando pelo nosso blog. Se quiser contratar nossos serviços, entre em contato conosco.