Confira as nossas dicas para economizar energia em casa durante o home office e em meio às mudanças que a quarentena trouxe.
Dentre todas as mudanças que a quarentena trouxe, a adoção em massa do trabalho remoto (ou home-office) foi uma das mais significativas e transformadoras da rotina das pessoas.
Apesar de não ser viável para muita gente, seja pela natureza de suas profissões ou restrição de suas empresas, não dá para negar que o trabalho remoto passou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas nos últimos meses, e com isso, muita coisa mudou.
Muitas dessas mudanças nós já conhecemos: gente tentando conciliar seus afazeres domésticos com o trabalho em casa, tentando entender a hora de parar, separar o tempo de lazer do tempo de trabalho ou conciliar a educação dos filhos com o expediente.
No entanto, poucas coisas têm sido faladas sobre as adaptações das casas e rotinas para acolher essa nova realidade e como é possível economizar energia nesse momento em que os aparelhos eletrônicos, mais do que nunca, são uma necessidade constante.
Dicas de eficiência energética para sua casa
Trabalhando em casa, os gastos com energia elétrica aumentam bastante. Afinal, toda a energia consumida pelos aparelhos necessários para o cumprimento das tarefas de trabalho, como computadores, celulares e ares-condicionados aumentaram.
Otimizar o uso desses aparelhos para produzir o dia inteiro sem gastar mais por isso exige dedicação e organização. Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas – várias delas já postamos lá no nosso Instagram. Olha só:
- Priorize a iluminação e ventilação naturais pela manhã e tarde para evitar o uso de lâmpadas e ar-condicionado;
- Assim que carregados, desplugue aparelhos eletrônicos da tomada, como celular e notebooks. Alguns dispositivos, mesmo desligados, continuam consumindo energia elétrica se conectados à tomada;
- Utilize o timer do ar-condicionado para desligá-lo de madrugada, quando a temperatura é mais amena;
- Procure lavar roupas sempre em grandes quantidades, evitando a utilização de máquinas elétricas em excesso. O mesmo vale para a lava-louças;
- Posicione a geladeira em ambientes distantes de fontes de calor, como o fogão e a luz do sol. Quanto maior o calor externo, mais energia o aparelho consome;
- Mantenha portas e janelas fechadas quando estiver usando o ar-condicionado;
- Certifique-se de desligar todos os aparelhos após o uso, em especial, notebooks e telas, ventiladores, microondas e cafeteiras. Apague também as lâmpadas que não precisam estar ligadas;
- Se possível, programe o seu dia antes de começar a trabalhar e otimize o seu tempo para produzir mais sem passar tempo desnecessário na frente do computador ou em reuniões improdutivas.
Como economizar ainda mais
Em alguns casos, seguir essas dicas pode aliviar e muito os seus gastos, mas em outros, vale a pena apostar também em uma análise mais detalhada de todos os seus equipamentos elétricos e gastos para utilizá-los ao máximo e diminuir sua conta de luz.
Nessas situações, investir em uma análise técnica da sua conta de luz ou um projeto de iluminação residencial personalizado pode ser muito eficaz para contornar o alto gasto energético, mau dimensionamento dos seus equipamentos e até possíveis fugas de corrente que podem estar acontecendo na sua casa.
Gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso blog e entenda melhor como a eficiência energética pode transformar a sua rotina e aliviar o seu bolso. Se precisar de ajuda nesse processo, entre em contato conosco.
[…] Eficiência […]