Entenda como a automação de equipamentos elétricos pode facilitar processos e ajudar no combate ao coronavírus
O avanço da tecnologia da Era Pós-Digital nos permitiu enxergar um novo horizonte de possibilidades. Ter o controle da temperatura do ar-condicionado com o celular, abrir e fechar portas automaticamente e acender e apagar as luzes sem sair do lugar já se tornaram realidade para muitas pessoas.
Diante da atual crise do novo coronavírus, a automação se mostra uma solução que, além de aumentar a produtividade e eficiência do gasto de energia, promete auxiliar na higienização do ambiente.
A propulsão da transformação em meio a crises
Para entender mais as oportunidades do momento atual vale resgatar um pouco de nossa história.
Em meados do século XIV, a peste negra foi responsável pela morte de aproximadamente um terço da população européia no século XIV. Apesar disso, ela contribuiu para o surgimento de várias tecnologias inovadoras da época.
Como apontado no artigo de Fabian Dejtar, a peste negra foi uma das principais mobilizadoras das inovações que posteriormente culminaram com a chegada do Renascimento e tudo aquilo que ele trouxe consigo.
Da mesma forma, a revolução provocada pela invenção da prensa móvel por Gutemberg provocou uma profunda transformação na maneira como circulavam as informações. Consequentemente, transformou a forma como as pessoas se relacionavam umas com as outras.
Analisando o passado é mais fácil ver como a pandemia do novo coronavírus está impulsionando a inovação nas diferentes esferas da sociedade, assim como a peste negra e a prensa fizeram anos atrás. Uma das tecnologias mais propulsionadas por esse momento é a automação.
Como a automação pode ajudar no combate contra o novo coronavírus
O uso da automação, tanto residencial quanto industrial, traz diversos benefícios normalmente constatados em situações corriqueiras, como:
- Aumento da produtividade;
- Melhoria da qualidade do produto final;
- Aumento da eficiência no gasto de energia;
- Maior monitoramento e controle das atividades.
Porém, um dos benefícios que se sobressaem neste período de pandemia é justamente a maior higienização do ambiente.
Compartilhar equipamentos no cenário atual se tornou um ponto de atenção. Por isso, automatizar a iluminação dos espaços se torna uma alternativa interessante, para, por exemplo, evitar o contato direto com o interruptor – aparelho compartilhado por muitas pessoas.
Além disso, como o vírus se propaga pelo ar, é de suma importância manter uma boa ventilação no ambiente. A ABRAVA destaca quatro itens para a garantia de uma ventilação adequada:
- Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;
- Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;
- Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;
- Monitoramento da qualidade do ar – manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes internos é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.
Nesse contexto, a automatização dos aparelhos de ar-condicionado pode garantir o controle total dos itens citados, fornecendo um ambiente confortável e salubre aos frequentadores.
Além disso, é de extrema importância que todos tomemos medidas de prevenção e façamos cada nossa parte. Só assim poderemos minimizar os impactos desse surto e acelerar a normalização da situação.
A ENETEC faz sua parte e está disposta a auxiliar a comunidade, realizando projetos de automação que prezam pela qualidade, eficiência e segurança de nossos clientes. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.