Dentro de um prédio ou condomínio, é sempre importante garantir a segurança dos moradores e assegurar que as despesas sejam as menores possíveis. A questão é, entre segurança e economia, qual dos dois priorizar? A segurança das instalações elétricas prediais e equipamentos elétricos ou a economia na conta de luz e o uso eficiente da energia elétrica?
É errado pensar que esses dois conceitos precisam ser separados pois, na verdade, eles andam de mãos dadas. É possível investir em segurança e economia ao mesmo tempo!
Quando se investe na segurança das instalações elétricas do prédio, temos um exemplo disso. Em mal estado, elas podem representar perigo, em especial, de incêndio. Para prevenir esse tipo de acidente, laudos de instalações elétricas e de termografia são essenciais.
No laudo de instalações elétricas, é feita a revisão direta das instalações, verificando a conformidade com as normas de segurança. A partir disso, é elaborado um relatório contendo os pontos que possam representar algum perigo e quais os passos para sanar o problema. Enquanto isso, no laudo de termografia, é possível, através de equipamentos que medem a temperatura de componentes elétricos, fazer uma análise detalhada das condições dos equipamentos, avaliando se há possíveis perigos no sistema.
Embora isso pareça não ter relação com economia, devemos lembrar que problemas nas instalações elétricas, frequentemente, geram gastos a mais de energia, pois um componente com defeito pode consumir mais energia do que deveria, geralmente, aquecendo e colocando em risco a segurança dos moradores. Logo, laudos como esses podem identificar desde problemas simples, como um parafuso frouxo, até mais complexos, como uma instalação mal executada.
Também, para conseguir usar a energia de forma eficiente, é necessário, antes, entender o que compõe o seu consumo: Quais equipamentos consomem mais energia? Qual sua frequência de uso? O que gasta mais do que deveria? Essas são perguntas que podem ser respondidas a partir de projetos de eficiência energética, que buscam entender como a energia é consumida e quais são as melhores soluções para reduzir o custo da conta de luz do estabelecimento.
Outra forma de reduzir as despesas com energia diz respeito a projetos fotovoltaicos. Esses estão se tornando cada vez mais populares por trazerem uma boa economia a partir de um período de tempo não buy real clenbuterol muito longo. Com esse sistema, é possível uma grande economia na conta de luz aproveitando a luz solar, uma energia limpa, que não gera poluentes na atmosfera durante seu uso. Esse tipo de ação tem grande impacto no bem estar das pessoas não só do prédio, mas de todo o planeta.
Outro ponto que envolve segurança e economia, simultaneamente, é a proteção contra descargas atmosféricas. Essas são responsáveis pela queima ou danificação de diversos aparelhos e colocam em risco os moradores de condomínios e edificações. Assim, os laudos de SPDA são indispensáveis. Nesse laudo, são feitas a inspeção e a verificação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas do local: se há dispositivos para a proteção, o estado deles, o aterramento do local, etc.
[…] Instalações […]