Conheça o Selo Leed e como ele beneficia empreendimentos que se preocupam com a sustentabilidade
Uma das grandes revoluções no ramo da construção civil é a criação do conceito dos edifícios sustentáveis. São edifícios planejados com base em práticas sustentáveis, tais como a eficiência energética, que vêm se tornando cada vez mais comuns no mercado.
Essa crescente se justifica pois tal abordagem diminui os impactos ambientais causados durante a construção e os custos durante sua operação.
O Selo LEED
A partir deste cenário, foi criado em 1993, pelo United States Green Building Council ou USGBC, o selo LEED – uma certificação para estimular o mercado de construções sustentáveis.
Hoje, o LEED é o maior selo de reconhecimento internacional nesse área, e se consolida cada vez mais como um sistema de classificação que aborda todos os aspectos sustentáveis do processo de desenvolvimento e construção de um edifício.
Como funciona?
O Selo LEED se baseia num sistema de pontuação, relacionando quesitos que vão desde a utilização da utilização de energias renováveis ao aproveitamento de recursos naturais. Para conseguir a certificação, é necessário atingir um mínimo de pontos, separados em categorias, que analisam uma parte específica do projeto:
- Integrative Process: Inter-relações entre sistemas do edifício;
- Location and Transportation: Localidade e transporte;
- Sustainable Sites: Sustentabilidade dos lotes;
- Water Efficiency: Eficiência do uso da água;
- Energy and Atmosphere: Redução do uso da energia, estratégias de eficiência energética e fontes de energia renováveis;
- Material and Resources: Redução de materiais e recursos naturais;
- Enviromental Quality: Qualidade do ar e conforto acústico, térmico e visual;
- Innovation in Design: Características construtivas inovadoras e práticas e estratégias de construção sustentável;
- Regional Priority: Foco nas prioridades ambientais locais.
Após a análise da construção, é dada uma pontuação final e uma certificação de acordo com o ranking:
- Certified: 40 pontos;
- Silver: 50 pontos;
- Gold: 60 pontos;
- Platinum: 80 pontos.
Por que adotar medidas sustentáveis em seu edifício?
Além de diminuir gastos, adoção de medidas sustentáveis também garantem mais segurança e conforto aos usuários do local. O ponto de vista ambiental é um dos mais privilegiados com tais medidas, pois o impacto ambiental provocado pela construção é significativamente reduzido. Outra constatação importante é o fato de edifícios sustentáveis tendem a ter um aumento de valor de mercado.
Interessado em garantir a sustentabilidade da sua propriedade? Fale conosco aqui! A ENETEC possui uma consultoria especializada para dar todo o suporte necessário para garantir a certificação do Selo LEED para o seu empreendimento.
[…] Eficiência […]