Como consequência da pandemia, surgiram no mercado alguns dispositivos UVC de desinfecção. Entenda como essa tecnologia funciona.
Falaremos de:
A pandemia da Covid-19 mudou a forma como enxergamos a nossa higiene e dos ambientes que utilizamos. A recomendação de órgãos da saúde sobre o uso de álcool em gel e máscaras e o distanciamento social agora não são novidade para ninguém.
Essas mudanças alteraram também a forma de trabalho de diversos setores – restaurantes, lojas, supermercados, hospitais etc. Tudo para evitar a propagação do coronavírus entre a população.
Até a data de publicação deste texto, há pelo menos 133 pesquisas para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, segundo o G1. Com o mesmo objetivo, o Instituto Butantã tornou-se parceiro de um laboratório para a realização de testes em massa de uma possível vacina.
Essas e outras pesquisas têm sido desenvolvidas tanto na área da saúde e na área da tecnologia também. Vale citar, por exemplo, o uso de câmeras que detectam a temperatura e verificam o uso de máscaras por parte dos passageiros do Aeroporto de Brasília, pioneiro no país, segundo a Inframerica.
No mesmo caminho, tem aumentado o uso de radiação ultravioleta como forma de combate ao novo coronavírus, por ser uma solução inovadora e com grande potencial.
Antes de tudo, o que é radiação ultravioleta?
O ultravioleta é uma faixa de onda eletromagnética que está logo acima do espectro de luz visível (conforme a figura abaixo), que são os comprimentos de onda que o olho humano consegue enxergar.
Por conta da limitação do olho, temos a impressão que o ultravioleta não está presente no cotidiano. Porém, o sol, por exemplo, é uma fonte emissora de diversas ondas eletromagnéticas, incluindo a faixa de ultravioleta.
Conforme avançamos no espectro eletromagnético, mais energia essas ondas carregam. E, se não houver os devidos estudos e cuidados, a exposição em seres humanos pode ocasionar alterações biológicas, como alergias.
É seguro utilizar os raios UV?
Para aproveitar o melhor dessa tecnologia, é recomendado que, durante a exposição do ambiente, não haja a presença de pessoas.
Aparelhos ou sistemas adequados que utilizam lâmpadas UV possuem alguma automação para ligar e desligar remotamente, sem necessidade de um interruptor ou coisa semelhante.
Além disso, os problemas anteriormente citados acabam vindo somente com tempo de exposição em excesso.
Como é na prática a utilização de lâmpadas UV?
Quando se estuda sobre raios ultravioleta, entendemos que existem quatro bandas de faixa:
- UVA: compreende a faixa de comprimento de onda entre 320 e 400 nm;
- UVB: compreende a faixa de comprimento de onda entre 280 e 320 nm;
- UVC: compreende a faixa de comprimento de onda entre 200 e 280 nm;
- VUV: pertence a faixa entre 100 e 200 nm. É conhecida como “Ultravioleta à Vácuo”.
O efeito germicida, ou seja, aquele que consegue inativar vírus e bactérias, é a banda UVC. No mercado, é comum encontrar lâmpadas que trabalham no comprimento de onda de 254 nm, que está dentro da faixa.
Para realizar os cálculos de desinfecção, são utilizados parâmetros como a energia necessária para inativar o vírus – ou seja, a desintegração do material genético ou da cápsula proteica dele – e a quantidade de luz UVC que incide sobre a superfície.
Para definir a potência e número das lâmpadas, é preciso observar diversos fatores, com a potência das lâmpadas, e variáveis externas do ambiente, como o tamanho da sala.
Existem diversos tipos de equipamentos e formatos para inserir as lâmpadas UVC. No metrô de São Paulo, por exemplo, existem testes com lâmpadas UVC. No metrô de Nova York, processo semelhante tem sido realizado também, segundo a CBS News.
Definidos todos esses fatores, basta ligar as lâmpadas e deixar o ambiente exposto à luz UVC para que aconteça desinfecção dos ambientes.
A luz UVC serve apenas para descontaminar os ambientes?
Não. Estudos mostram que a luz UVC tem diversos usos e benefícios, mas não costuma ter ação isolada. A desinfecção com produtos químicos muitas vezes é utilizada em conjunto para assegurar a segurança dos ambientes.
Onde posso adquirir um equipamento com lâmpadas UVC?
A ENETEC, em conjunto com a TECMEC, desenvolveu o UV-Tech, produto com lâmpadas UVC para consultórios, hospitais e empresas de qualquer tipo.
Buscamos entregar uma solução personalizada e adequada à sua realidade, com os cálculos dimensionados para o seu ambiente. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
[…] Eficiência […]