Hoje, não conseguimos pensar em uma vida sem eletricidade. Todos os aspectos da nossa vida envolvem a energia em algum momento – trabalho, vida pessoal, estudos, saúde e bem-estar, dentre outros. É inerente à vida contemporânea. Com a eletricidade, os saltos de desenvolvimento tornaram-se cada vez maiores. Contudo, infelizmente, vemos muitos casos da falta de cuidado e manutenção de equipamentos e instalações, o que pode ocasionar em grandes perdas materiais e mortes. A Abracopel (Agência Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) é uma instituição que tem coletado e organizado dados a respeito de acidentes relacionados a esse campo.
Segundo a Agência, foram registrados 1424 acidentes relacionados à energia elétrica em 2018 no Brasil. Esse dado torna-se mais alarmante ainda quando vemos que a cada ano esses números aumentam. Em 2013, o número de casos registrados foi de 1038. Isso significa em um aumento de 37% até ano passado.
Desses 1424 acidentes, 59% tem origem em choques e 38% foram de incêndios de sobrecarga. São coisas relacionados ao cotidiano – sobrecargas em aparelhos de ar-condicionado ou em intalações, crianças entrando em contato com tomadas, fios desemcapados à mostra, redes de distribuição inadequadas etc. A Abracopel considera que a desinformação é um dos fatores mais latentes para que esses acidentes continuem ocorrendo. As pessoas não entendem a importância de estar atento com esses tópicos de segurança e acabam sendo negligentes com a sua própria. Além disso, a não obediência de normas, regulamentos e leis que regem o assunto contribuem para o aumento dos números.
A ENETEC, dentro desse contexto, atua como um agente de segurança e de mudança. É necessário valorizar a vida das pessoas e permitir que todos usufruam corretamente dos beneficios da energia. Se você acredita que está em um ambiente com problemas relacionados à energia elétrica ou conhece alguém que está nessas condições, por favor, nos avise! Entre em contato conosco clicando aqui.