Conheça o selo PROCEL e entenda como ele pode te ajudar a pagar menos pela sua energia elétrica
O que é o selo PROCEL?
O selo PROCEL é um guia para o consumidor que tem interesse em comprar aparelhos eletrodomésticos ou lâmpadas. Ele indica quais produtos consomem menos energia e quais apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.
Como funciona o selo PROCEL?
Para determinar os índices de consumo e desempenho de cada equipamento, são realizados ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras. Em seguida, os produtos que atingem bons índices são contemplados com o selo PROCEL.
A etiqueta apresentada nos eletrodomésticos indica o tipo de aparelho, o fabricante, o modelo, a tensão que o aparelho deve ser ligada e o consumo de energia em kWh, por mês. Além disso, para cada nível de eficiência energética, o equipamento é classificado com letras de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Os aparelhos contemplados com o selo A possuem o melhor índice de eficiência energética de sua categoria, por conta disso, ao adquirir um produto com este selo você estará garantindo uma economia na sua conta de energia elétrica. A economia gerada por essa escolha pode resultar, a longo prazo, no equivalente ao preço de um aparelho novo.
Ao adquirir um equipamento novo, procure sempre pelo selo PROCEL. Além de contribuir para o consumo sustentável de energia, você também vai economizar na conta de luz.
A ENETEC – Consultoria Júnior realiza estudos aprofundados dos hábitos de nossos clientes e promove soluções para economizar energia. Caso você tenha alguma dúvida ou interesse em projetos de eficiência energética, contate-nos!
[…] Priorizar equipamentos com selo PROCEL; […]
[…] Priorizar a compra de equipamentos com o selo PROCEL. […]
[…] em equipamentos de alto desempenho e que contenham o Selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica) do Inmetro. O Selo Procel indica que o produto tem o menor gasto de energia possível, em níveis menores que […]