Recentemente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu o acionamento da bandeira verde para este mês de junho. Isso ocorreu devido a um mês de maio mais chuvoso que as expectativas, deixando os reservatórios cheios para o próximo.
Essa é uma notícia muito boa para o bolso dos brasileiros, porém com ela surge uma dúvida muito frequente ao grande público : Por que as contas de luz ficam mais baratas em períodos chuvosos?
De acordo com dados levantados pela ANEEL as usinas hidrelétricas, hoje, representam 60,835% da potência gerada no Brasil. São 1344 usinas, gerando um total de 105.245.955 kW distribuídos para as cidades brasileiras.
Para respondermos a essa pergunta, primeiramente devemos entender o funcionamento de uma hidrelétrica. De maneira geral, a energia gerada nessas usinas é proveniente da movimentação da água em suas turbinas. Portanto, para se produzir energia, é importante ter um grande volume de água em seus reservatórios. Desta condição, se relacionam o preço da energia e os níveis de pluviosidades mensais.
Tendo em vista que, nos períodos de seca, o nível dos reservatórios se encontra abaixo do ideal, a geração de energia nas hidrelétricas diminui significativamente. Portanto, a fim de manter o nível de fornecimento à rede elétrica brasileira, são acionadas as usinas termelétricas.
Entretanto, além de ser uma fonte de energia com alto nível de poluição, as termelétricas são pouco eficientes em sua produção. Sendo assim, o preço para manter este tipo de geração é bem alto, o que recai para o bolso de nós, consumidores.
A ENETEC realiza projetos de eficiência energética, fornecendo uma maneira de reduzir os impactos dos aumentos periódicos na sua conta de luz.
Gostaria de receber um orçamento? Entre em contato conosco clicando aqui.