Contextualização:
A análise de energia é vital para o bom aproveitamento da energia elétrica. Garantir que você está recebendo energia de qualidade é um pilar para economizar dinheiro e viabilizar outros investimentos.
Além disso, é importante sempre manter o seu negócio atualizado conforme as necessidades de consumo do local.
Verificar o balanceamento de fases da sua instalação é essencial para prevenir queimas de equipamentos. Também é muito importante para economizar energia.
Outro objetivo dos empreendedores é estudar a viabilidade de expansão e planejar a alimentação energética do local.
Com isso, garante-se que você aumente seu empreendimento de forma inteligente. Sempre conciliando economia com crescimento.
Buscando trabalhar todos esses pontos, a Castália Padaria Artesanal contratou os serviços de análise de energia, balanceamento de fases e viabilidade de expansão da ENETEC. Veja agora os passos que levamos para solucionar esses problemas!
Situação Problema:
O cliente desejava sanar os seguintes problemas com o projeto:
- Garantir a segurança do abastecimento do local;
- Reduzir a perda de energia na alimentação;
- Verificar se a demanda contratada foi planejada corretamente;
- Buscar economizar e verificar erros no abastecimento pela análise de energia;
- Necessidade de expansão do local e cálculo de quais equipamentos poderiam ficar com segurança.
O que fizemos?
Para o primeiro projeto seguimos os seguintes passos:
- 1º visita técnica: Separar a lista dos equipamentos utilizados na padaria. Verificamos em quais fases os equipamentos estão instalados;
- Entrevistas: Coleta de quais equipamentos serão instalados posteriormente. Mapeamos o consumo dos aparelhos;
- Projeto: Balancear as fases. Cálculo das cargas instalada com os modelos dos equipamentos usados. Verificar a distribuição das cargas entre o cálculo da demanda utilizada atualmente;
- Revisão do projeto: Verificação com o engenheiro e equipe do projeto;
- Entrega do projeto: Finalização e apresentação das soluções.
Para o segundo projeto seguimos os seguintes passos:
- 1º visita técnica: Separar os novos equipamentos que serão instalados na padaria, instalar o analisador de energia para a coleta de dados sobre o consumo de energia;
- Entrevistas: Coletar a rotina de funcionamento da loja;
- Projeto: Verificar o balanceamento de fases. Analisar a tensão, potência consumida, corrente e outras características da energia do local. Estudar a viabilidade de expansão do local com a adição de fornos de altas potências.
- Revisão do projeto: Verificação com o engenheiro e equipe do projeto;
- Entrega do projeto: Finalização e apresentação das soluções.
Resultados:
Com a verificação das distribuições das cargas entre as fases notou-se que elas estavam desbalanceadas. A fase 1, por exemplo, era responsável por 50% das cargas.
Esse tipo de desbalanceamento causa prejuízos para sua instalação e deve ser resolvido.
O problema foi então corrigido e testado com o estudo dos dados do analisador de cargas. Conseguimos então balancear as 3 fases com as seguintes potências reais, resolvendo assim os problemas que a instalação enfrentava.
Além disso, construímos uma análise completa do gasto de energia de todos os equipamentos e aparelhos conectados à instalação (incluindo os sistemas de aquecimento e iluminação).
Dessa forma, retiramos diversos insights para formar as melhores estratégias para economizar energia no local:
- Quais aparelhos devemos manter ou trocar para aumentar a eficiência do funcionamento?
- Em que horário consome-se mais energia?
- Podemos implementar outras bandeiras tarifárias?
- Quais equipamentos devem ser agrupados em cada fase para garantir a segurança da instalação?
Com a análise de energia, entregamos o estudo completo das características de abastecimento do local. Os níveis de tensão, corrente e fator de potência estavam de acordo com o estabelecido pela norma. O que contribui para o bom funcionamento dos equipamentos.
Para analisar a demanda da padaria, os equipamentos foram separados em grupos que compõem cada uma das sub demandas conforme o que é determinado pela NTD 6.07/2014.
Nesse ponto, tivemos um cuidado especial em determinar o melhor forno que o cliente pudesse usar para que a demanda atual não mudasse.
A melhor situação encontrada para o cliente foi: Adaptar o forno elétrico atual a gás e adquirir um novo forno elétrico de alta potência.
Dessa forma, o cliente pode ampliar a loja (com a adição de outros equipamentos) mantendo a mesma demanda contratada, o que gera economia e segurança na instalação. Esse ponto pode ser notado em sua fala:
“O risco que tínhamos era montar muitas coisas na loja e haver graves problemas. O projeto deixou muito claro: não podemos manter dois fornos elétricos na nossa loja com segurança.”
Todas essas informações retiradas do projeto são usadas para construir novas estratégias de economia e expansão para o local.
“É uma análise muito profunda que apresenta bem os pormenores, a metodologia e as conclusões do que foi feito. Isso permite a nós conseguirmos uma quantidade bastante detalhada e rica de informações.”
Quer conhecer mais sobre nossos projetos entregues? Veja como a ENETEC trabalha e saiba mais sobre nossas cartas de serviço!