Você já parou para pensar o quanto a eletricidade está cada vez mais presente em todos os aspectos da nossa vida moderna? Desde a iluminação de sua casa até os dispositivos eletrônicos utilizados diariamente, a energia elétrica é fundamental para uma boa condição de vida. Entretanto, você já se perguntou como garantir a sua segurança e a de outras pessoas ao utilizar essa poderosa energia? É aí que entra o aterramento elétrico.
O que é o aterramento elétrico?
É um sistema essencial para a sua proteção, de todas as pessoas próximas e aos equipamentos elétricos. Ele realiza uma conexão direta entre os aparelhos e a terra, proporcionando um caminho seguro para que excessos de eletricidade sejam dissipados no solo. Isso evita que choques elétricos, incêndios e danos aos dispositivos ocorram.
Importância do aterramento
- Segurança Pessoal: O aterramento protege você e pessoas próximas contra choques elétricos, que poderiam ser fatais. Em caso de falhas nas instalações elétricas ou curtos-circuitos, a eletricidade é direcionada ao solo, ao invés da possibilidade de atingir algum indivíduo.
- Proteção de Equipamentos: Dispositivos eletrônicos, como computadores e televisões, são sensíveis à picos de energia e de alto custo de substituição. O aterramento, em conjunto ao SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), ajudam a prevenir danos ocasionados por essas variações, prolongando a vida útil desses equipamentos.
- Prevenção de Incêndios: Com o mau direcionamento da eletricidade, pode ocorrer o superaquecimento de cabos e fios, acarretando em incêndios. O aterramento proporciona um melhor encaminhamento, portanto reduz significativamente esse risco.
Para locais com geração de energia solar fotovoltaica, o aterramento se torna algo ainda mais valioso economicamente, pois protege caros equipamentos, como painéis e inversores. Tendo isso em vista, é perceptível que haja a necessidade de um bom sistema de aterramento e SPDA para garantir a segurança das pessoas, equipamentos e terrenos.
Tipos de aterramento
Esquema TN-S: Possui um ponto de alimentação diretamente aterrado e condutores de neutro e de proteção são diferentes.
Esquema TN-C: Há um ponto de alimentação diretamente aterrado e os condutores de neutro e proteção são combinados. Esse esquema não é indicado para certas instalações, pois o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.
Esquema TN-C-S: Ponto de alimentação diretamente aterrado e os condutores de neutro e proteção são combinados em uma parte da instalação.
Esquema TT: Possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, com as massas de instalações possuindo ponto de aterramento distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.
Esquema IT: Todas as partes vivas são isoladas da terra ou um ponto de alimentação é aterrado através de impedância com valor elevado. Na figura a seguir é ilustrado em A) o esquema IT sem aterramento de alimentação e em B) o esquema IT com aterramento da alimentação através da impedância.
Nós podemos te ajudar! A ENETEC oferece serviços de consultoria em projetos de SPDA e de aterramento, onde será possível garantir o bom funcionamento do sistema contra descargas atmosféricas e um sistema de aterramento efetivo, prevenindo diversos riscos reais.
Possuímos mais de 16 anos de excelência e contamos com mais de 10 projetos entregues nesses segmentos. Entre em contato conosco, garanta excelência e tranquilidade!