No meio de um cenário de adaptação, veja algumas alternativas para aumentar a eficiência de seu varejo
Supermercados são estabelecimentos essenciais na vida de muitas pessoas. Para atender à grande demanda de seus clientes, uma grande parte de suas receitas vai para a manutenção de sua rede de energia.
Esse gasto tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Como apontado na reportagem da EXAME, energia é a 2ª maior despesa de supermercados (clique aqui para saber mais).
Isso porque o consumidor atual dispõe de um perfil de consumo de produtos instantâneos. Consequentemente, surge a necessidade de se manter mais aparelhos refrigeradores, levando, assim, ao aumento da conta de energia.
Além disso, há também as despesas com luz e ar-condicionado no estabelecimento. Tais despesas podem chegar a contribuir de 30% a 60% no valor final, segundo levantamento da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação.
Mesmo assim, muitos varejistas têm a mentalidade de que esses gastos são fixos – impossibilitados de evitá-los e gerenciá-los. Desconhecem que esses são fatores que podem ser controláveis e que, se bem gerenciados, podem levar a uma economia considerável.
Ainda mais agora, com a atual pandemia, é preciso rever esses conceitos e tomar conhecimento de algumas alternativas para controlar os custos.
Programa de Eficiência Energética:
A base da análise de eficiência energética consiste em um diagnóstico do consumo energético das instalações. É uma estratégia que pode abarcar tanto estabelecimentos comerciais quanto empresas.
Por meio de equipamentos como um analisador de energia, é possível extrair dados a respeito do padrão de consumo ao longo dos dias.
Desse modo, podemos garantir qual a tarifação mais adequada e sugerir novas rotinas e estratégias para conter os gastos. Tudo isso, sem impactar na receita do estabelecimento.
Existem várias outras ações que compõem um plano de eficiência energética que gere resultados consistentes. Dentre elas, podemos destacar:
- Inspeção das instalações elétricas do local, localizando os pontos onde ocorra perda de energia;
- Análise dos circuitos da instalação, verificando eventuais sobrecargas;
- Utilização de equipamentos eficientes em seu consumo de energia, priorizando aqueles com o Selo PROCEL;
- Substituição de lâmpadas comuns pelas com tecnologia LED SMD;
- Manutenção preventiva constante;
- Organização de uma rotina prezando o gasto consciente de energia
- Instalação de uma usina fotovoltaica on-grid, com a possibilidade de utilizar a energia gerada para ganhar abatimentos na conta de luz.
É importante ressaltar que o resultado da execução dessas medidas varia de acordo com cada supermercado. Portanto, não é possível prever uma redução fixa antes de uma análise minuciosa do padrão de consumo do local.
Ainda assim, os resultados são promissores quando as medidas são bem executadas. Há casos onde grandes redes de supermercado atingiram uma economia de até 60% do valor da conta, como o Carrefour.
E aí, ficou interessado? Clique aqui e confira o case da Castália, um de nossos CASES de serviços de Eficiência Energética. A ENETEC realiza serviços diferenciados, entregues por um time de alta performance, sempre visando a qualidade e a satisfação de nossos clientes!