Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil está em primeiro lugar do ranking de incidência de raios no mundo. Estima-se que, em média, caiam cerca de 50 milhões de raios por ano em território nacional.
Em âmbito estadual, o Distrito Federal não fica muito atrás. o DF já foi considerado o terceiro estado com maior incidência de raios por metro quadrado. Ano passado, o INPE registrou cerca de 920 raios na região em menos de 24 horas. É preciso tomar cuidado, as descargas podem causar imensos prejuízos, materiais e imateriais.
A explicação do número de raios se dá pelo fato de que a maior parte do território brasileiro se encontra na zona tropical do planeta, área central onde o clima é mais quente. Isso facilita a criação de tempestades. A mistura de massas de ar quentes e frias é comum por aqui, gerando mais nuvens conhecidas como cumulonimbus, bastante carregadas, que podem gerar as descargas atmosféricas.
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é a solução que protege os imóveis dos raios. Quando bem projetado, o SPDA consegue conduzir a descarga corretamente do para-raio até o chão. Contudo, se tiver mal estruturado ou já está muito antigo, é possível que equipamentos elétricos e eletrônicos queimem durante uma tempestade. Infelizmente, é possível também que pessoas possam se machucar dentro de suas próprias casas.
Caso você perceba algum sinal de perigo, por favor, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos aqui para garantir a sua segurança dentro de casa.
[…] que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios elétricos, tal fenômeno natural é um dos principais fatores que podem condicionar a queima de equipamentos. […]