Com o aumento da conta de luz as pessoas estão cada vez mais buscando novas formas de economizar energia. Com a crise hídrica atual, é esperado que ocorra um aumento de 21% na tarifação energética segundo a ANEEL.
Fica claro que é importantíssimo adaptar seu ambiente e reduzir os gastos de forma eficiente e prática. Além disso, economizar energia é pensar na sustentabilidade e como podemos ajudar o meio ambiente.
Venha conferir 6 dicas essenciais para economizar energia na sua casa!
1. Priorize a iluminação natural:
O seu sistema de iluminação é responsável por grande parte dos gastos ao final do mês. A principal estratégia para economizar é valorizar a iluminação natural. É um dos meios mais práticos e eficientes de manter o ambiente bem iluminado gastando menos recursos.
Projeto os ambientes com janelas amplas e organize os móveis de maneira inteligente. Favoreça usar ambientes que tenham uma iluminação melhor durante o dia do que aqueles que não oferecem luz do sol.
Como manter uma iluminação natural confortável? Evite bloquear o sol com móveis e cortinas. Você pode também pintar as paredes de branco para refletir a luz.
A automação também é uma ótima forma para facilitar o controlesobre seu sistema de iluminação. Usar um sistema inteligente que consegue definir a melhor forma de garantir conforto e economia ajuda muito para economizar lá na frente.
2. Troque suas lâmpadas:
Trocar suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED pode gerar uma economia de até R$ 520 no ano. Mesmo sendo mais caras que as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED apresentam as seguintes vantagens:
- Consumo energético bem menor;
- Baixa emissão de calor;
- Economia de 90% em relação às lâmpadas incandescentes.
O principal ponto é: troque suas lâmpadas incandescentes!
3. Preste atenção ao estado dos eletrodomésticos:
Mantenha seus eletrodomésticos em boas condições. O uso de aparelhos antigos e em mal estado acarreta no desperdício de energia ao longo prazo. Você deve sempre acompanhar se:
- São eficientes? Acompanhe pelo Selo PROCEL de eficiência energética;
- Estão muito velhos? Se sim, eles podem estar gastando mais energia do que o necessário, troque por modelos novos e mais eficientes;
- Estão com defeito ou problema de fabricação? Entre em contato com o fabricante e troque os aparelhos.
4. Mude os hábitos de consumo:
Mudar a forma como você usa energia pode reduzir muito a sua taxa de consumo. Primeiro busque saber mais sobre as outras bandeiras tarifárias. Ajustando para diferentes horários de consumo você pode economizar bastante na taxação energética.
Tome banhos mais curtos, passe as roupas todas de uma vez, lave todas as roupas juntas, desligue os aparelhos que você não esteja usando.
Tire os aparelhos do ‘modo espera’. Dicas como essas são valiosas quando feitas corretamente.Saiba mais sobre os 10 equipamentos que mais consomem energia na sua casa!
5. Confira o estado da sua instalação elétrica:
Você deve manter sempre sua instalação elétrica segura e atualizada. O que é uma instalação elétrica em mau estado? Fios antigos e expostos, ligações mal feitas, quadros elétricos desorganizados, queimas e picos de energia, entre outros fatores. Todos esses são problemas que contribuem para a perda de energia e colocam em risco todo o seu ambiente.
6. Aposte em energia solar:
A energia fotovoltaica é a chave para se tornar independente no seu consumo elétrico. Além de ser sustentável e renovável, ela valoriza seu imóvel, reduz os gastos na sua conta de luz, necessita de mínima manutenção e é inesgotável. Principalmente no Brasil, com seu alto índice de incidência solar.
A ENETEC Consultoria apresenta diversas soluções para pessoas que querem diminuir a conta energética. Não perca tempo e entre em contato conosco