Como identificar e resolver a cobrança de EREX na sua conta de luz

O que é EREX?

A energia elétrica é composta por dois componentes: a energia ativa e a reativa.

Grande parte dos equipamentos funcionam apenas com potência ativa, como chuveiros, enquanto outros, como motores e transformadores, também tem a necessidade de energia reativa, relacionada aos campos eletromagnéticos desses equipamentos.

A maior parte da carga consumida é ativa e um excesso de reativa prejudica o devido funcionamento dos equipamentos.

Já o fator de potência é valor calculado como uma relação entre a Potência Ativa, medida em W (Watts) e reativa, medida em VAr (Volt-Ampère reativo). Essencialmente, o ideal é que esse valor seja próximo de 1, indicando que a potência utilizada é quase toda ativa.

Como apontado em artigo já postado no blog, a Resolução Normativa Nº 414  da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – prevê que consumidores do grupo A (industriais e comerciais) sejam taxados (ou seja, paguem pela EREX) caso apresentem um fator de potência abaixo de 0,92. Já consumidores do tipo B (residenciais) também estão sujeitos à multa, apesar da medição de fator de potência ocorrer de forma facultativa.

Como corrigir?

Existem diversos motivos que podem estar levando ao alto consumo de energia reativa, entre eles: motores e transformadores operando isoladamente ou superdimensionados, máquinas de solda e lâmpadas de solda.

Além disso, também é possível que haja um “gato” na instalação, ou seja, alguém roubando sua energia. Um estudo e uma análise técnica dessas instalações deve ser feito para que a solução ideal para você seja encontrada.

Mas não se assuste, é possível que isso seja reduzido com mudanças no uso dos equipamentos ou até com o dimensionamento de banco de capacitores.

Se você tem esse problema, nós podemos ajudar a solucioná-lo. Basta entrar em contato conosco.

Gostaria de saber mais sobre esses serviços?